Campinas conseguiu ampliar a assistência em saúde para 38,6 mil pessoas sintomáticas de dengue que buscaram o SUS Municipal, em três meses, com uso de inteligência artificial (IA). Os dados são da Secretaria de Saúde. De acordo com a Pasta, o recurso é um instrumento adicional para qualificar o atendimento desde 12 de março e o balanço considera registros até 11 de junho.
“Toda pessoa diagnosticada com dengue ou com suspeita da doença após atendimento presencial recebeu via WhatsApp uma mensagem disparada pelo chatbot que auxilia a Pasta a monitorar as condições do paciente e, caso necessário, faz nova orientação sobre busca por atendimento e coloca o centro de saúde (CS) de referência dela em atenção”, informa a Secretaria.
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A Pasta ainda informa que ao longo dos três meses, o sistema disparou 112.563 comunicados aos telefones dos pacientes por meio da assistente virtual Ana, e 38.676 usuários responderam. Neste grupo de interações, 13.784 (35,6% do total) foram orientados a retornar ao serviço de saúde.
Entre os pacientes que receberam comunicados com mensagem para procurar nova assistência, 11.470 relataram presença de sinais de alerta, e 1.218 sinalizaram falta de hidratação adequada. Já as duas situações foram mencionadas por 1.096 pacientes.
“Só recebe esta mensagem quem está com a doença ou tem suspeita, e passou por uma consulta em um dos 68 CSs ou pelas unidades de pronto atendimento (UPAs) e prontos-socorros da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar”, detalha a Secretaria.
Segundo o secretário de Saúde, Lair Zambon, Campinas está preparada para enfrentar a dengue.
“Fizemos reorganização da rede municipal, compra antecipada de insumos e capacitações das equipes de saúde nas redes pública e particular. Além disso, inovou ao colocar a inteligência artificial como um recurso adicional para monitorar os pacientes e orientá-los sobre a necessidade de retornar às unidades de saúde para evitar possíveis agravamentos”, explicou.
Como funciona na prática?
Por meio do chatbot, a Saúde verifica se o paciente apresenta sinais que mostram necessidade de retorno ao serviço de saúde, no período do segundo ao oitavo dia de sintomas.
Depois disso, duas perguntas são feitas pela IA. A primeira questão é se o paciente consegue se hidratar conforme a orientação em atendimento. Já a segunda pergunta faz referência a possíveis sinais de alerta, como tontura, dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramentos ou fraqueza.
Caso o paciente esteja em um destes quadros, ele é orientado a procurar imediatamente por um serviço de saúde. Ao mesmo tempo, com objetivo de ampliar a atenção sobre o caso, os CSs de referência são comunicados para intensificar o monitoramento.
O número usado pelo chatbot é (19) 9-9604-3012. A Secretaria de Saúde destaca que a identificação se dá pela assistente virtual “Ana – Acesso Fácil – Saúde Campinas”.