Faltou comunicação ou houve esquecimento diante da correria diária, das inúmeras preocupações e atividades. Assim, diante de uma doença grave ou do falecimento de uma pessoa, seus parentes precisam descobrir se ela – ou a empresa na qual trabalhava – havia contratado uma apólice de seguro de vida. Saber que esse seguro existe pode ser motivo de algum conforto para a família em um momento difícil.
É fato que o crescente interesse pelo seguro de vida mostra uma mudança na percepção das pessoas sobre proteção. De acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados), a busca pelo produto aumentou 14,6% entre janeiro e março deste ano em relação aos mesmos meses de 2020. Um levantamento da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), em maio último, aponta que o segmento de seguro de vida chegou a R$ 4,2 bilhões em prêmios no mês, valor 29,6% maior do que em maio de 2020.
A região de Campinas acompanhou esse desempenho, com aumento de 18% na contratação de novos seguros de vida individual em 2020, segundo dados da Porto Seguro. No primeiro trimestre de 2021, houve um crescimento de 20,4% na contratação de seguros novos em relação ao mesmo período do ano passado.
Mas o que fazer em caso de morte ou se não for possível saber com a própria pessoa se possui apólice?
A maneira mais rápida é entrar em contato com o corretor que normalmente atende a família. Em momentos delicados como esse, o corretor tem papel importante para agilizar todo o processo. Se a pessoa que faleceu, ou está em estado grave, for funcionária de uma empresa, a sugestão é entrar em contato com o departamento de Recursos Humanos para saber se o seguro estava entre os benefícios oferecidos.
Checar as contas bancárias para ver se há um valor fixo debitado mensalmente e verificar o contracheque para saber se há desconto de parcela do seguro também são opções para os familiares.
Outra possibilidade é consultar a Susep.
Por meio do número do CPF da pessoa, pode-se identificar se existe algum seguro registrado em nome dela. Caso seja constatado que era segurada ou beneficiária de um seguro de vida, é necessário dar entrada no processo na seguradora e entregar as cópias dos documentos pessoais e formulários que comprovem o que aconteceu.
O aviso de sinistro deve ocorrer logo após o ocorrido.
Optar por um seguro de vida é contar com uma proteção de renda, principalmente para os profissionais liberais, autônomos e empresários, que dependem da sua atividade como renda principal da família. É uma ferramenta muito segura para proteger o patrimônio, as finanças e, principalmente, a família.
Walmando Fernandes, administrador de empresas e MBA em gestão empresarial, é Head da Porto Seguro na região de Campinas