O coletivo de produtoras culturais Caju Cultura lança neste sábado (2) a programação do 4º Festival CRIE como quem LUTA – edição latinoamericana a partir das 19h no Goma Arte e Cultura, em Barão Geraldo, Campinas. Com caráter de celebração, as produtoras, equipe técnica e artistas residentes da 4ª edição convidam o público a conhecer a programação de 2025 que será realizada de 22 a 30 de agosto em diversos espaços culturais de Campinas com espetáculos de teatro, circo, dança, shows musicais, exposição, rodas de conversas sobre produção cultural, feira literária e oficinas.
O evento de lançamento da programação da 4ª edição do festival exibe o documentário CRIE como quem LUTA: Tempo, de Nina Pires.Ele aborda a terceira edição do Festival cuja temática foi o tempo. Realizado pelo Coletivo Caju Cultura desde 2021, o festival consolida sua forma afetuosa de trabalhar e celebra a arte como força coletiva, política e feminina. Nina Pires é fotógrafa e videomaker graduada em Comunicação Social com habilitação em Midialogia pela Unicamp. Atua com edição de vídeo desde 2011, e a partir de 2015 começou a se dedicar ao registro em foto e em vídeo de shows, espetáculos teatrais e de dança, tendo trabalhado diretamente com os grupos artísticos ou através de festivais.
Assim como nas edições anteriores, o Festival terá uma Mostra de Residência Artística. A novidade neste ano é a reunião de cinco artistas de Campinas e cinco de Peruíbe, que criarão durante nove dias um espetáculo e apresentarão o resultado na programação de Campinas e depois na programação do Festival que ocorrerá, pela primeira vez, em Peruíbe, no dia 6 de setembro em uma aldeia indígena.
No evento de lançamento da programação do 4º Festival CRIE como quem LUTA – edição latinoamericana a organização do Festival distribuirá materiais de divulgação (programas e cartazes) e inicia o compartilhamento de informações sobre as atrações da programação nas redes sociais e no site https://www.cajucultura.art.br/. O lançamento do 4º Festival CRIE como quem LUTA – edição latinoamericana também terá a DJ Caroliss e o show de com Samba de Moleca, que além de músicas autorais, apresenta uma mescla de repertórios de consagradas compositoras e intérpretes brasileiras, como Dona Ivone Lara, Elza Soares, Glória Bonfim, Jovelina Pérola Negra e também, de novas compositoras (Manu Cuíca, Marina Iris).
SERVIÇO:
Lançamento da programação do 4º Festival CRIE como quem LUTA – edição latinoamericana
Local: Goma Arte e Cultura – Av. Santa Isabel, 518 – Vila Santa Isabel, Campinas
Entrada: R$ 10 (gratuito para as primeiras 50 pessoas antes das 21h).
Programação:
19h – Fala de abertura: lançamento da programação
19h30 – Exibição do documentário CRIE como quem LUTA: Tempo
A partir das 21h – discotecagem e show











