A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quarta-feira (18) a 24ª edição do Alerta Arboviroses em 2025. Ele indica 19 bairros com reforço em ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika vírus e chikungunya.
O município registra 39.902 confirmações de dengue em 2025 e três óbitos; houve ainda uma morte por Chikungunya e três casos confirmados da doença.
Confira os bairros:
– Leste: Jardim Santa Genebra, Vila Costa e Silva, Vila Miguel Vicente Cury e Parque Alto Taquaral;
– Noroeste: Vila Castelo Branco e Jardim Lisa;
– Norte: Vila Santa Isabel, Jardim Independência, Jardim São Gonçalo e Real Parque;
– Sudoeste: Chácara São José, Jardim São Francisco, Chácara Formosa, Jardim Cristina, Vila Aeroporto e Jardim Filadélfia;
– Sul: Jardim Campo Belo 1 e Jardim Campo Belo 2;
– Suleste: Núcleo Residencial Paranapanema.
A Saúde ressalta que todas as ações de controle da dengue são as mesmas para controlar as demais arboviroses. A definição dos bairros é realizada pela equipe técnica da saúde, que monitora semanalmente uma série de indicadores para identificar criteriosamente as áreas de maior risco.
A análise considera a incidência de casos, a densidade populacional, a intensificação dos trabalhos em regiões com imóveis de difícil acesso, a comunicação de risco, entre outros itens.
É importante ressaltar que o alerta também se aplica aos bairros que estão no entorno das regiões indicadas. Com isso, moradores das proximidades devem permanecer atentos e eliminar criadouros do mosquito. As orientações valem também para toda cidade.