A Cohab Campinas realizou na noite desta quinta-feira (26) a entrega de 168 matrículas de imóveis a famílias dos Núcleos Residenciais Condomínio Orlando Dias, Torquato Neto, Noel Rosa, Carlos Galhardo, Ataulfo Alves e Araci de Almeida, no DIC V. A cerimônia marcou o fim de uma espera que durou mais de 50 anos.
Com as matrículas emitidas pelo Cartório de Registro de Imóveis, os moradores agora têm a posse oficial de suas propriedades, assegurada por meio da regularização fundiária. Esse registro não só viabiliza investimentos e melhorias nos imóveis, como garante segurança jurídica e estabilidade às famílias beneficiadas.
O prefeito Dário Saadi participou da cerimônia e enfatizou o trabalho técnico envolvido no processo.
“É um processo técnico rigoroso. Se faltar algum documento ou se algo não estiver em conformidade, o cartório devolve tudo e manda refazer. Por isso, leva tempo. Quero agradecer profundamente toda a equipe da Cohab e da Sehab, que vêm desempenhando um papel fundamental na história de Campinas, levando dignidade às famílias por meio da regularização fundiária”, disse o prefeito.
O casal Adelson Albino Pinto e Noemia Ladeira da Costa Pinto expressou a emoção de finalmente ter o documento em mãos:
“Depois de 50 anos esperando, receber a escritura do nosso imóvel é a realização de um sonho. É a certeza de que nosso lar agora é verdadeiramente nosso, para nós e para as futuras gerações.”
História dos Núcleos Residenciais
O bairro começou a se formar na década de 1970, com famílias já inseridas em programas habitacionais. Os condomínios foram desenvolvidos pela Cohab em 1982, para atender à demanda habitacional do Distrito Industrial de Campinas. Com a regularização fundiária, o bairro recebeu melhorias essenciais, como rede de água, esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.