16 de maio de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Artigo: Copa América: é boa para o Brasil? – por Alexis Pagliarini

Redação Por Redação
2 de junho de 2021
em Opinião
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Não há mínima dúvida sobre a importância do Esporte para economia e para a vida das pessoas. Do lado psico-sociológico, o esporte representa para as pessoas: fuga psicológica da realidade/evasão psicológica; alternativa contra a saturação e mesmice rotineira; compensação aos fracassos e frustrações; extravasão de agressividade; alternativa para integração/projeção social. Todos esses atributos são ainda mais importantes num momento de restrição e isolamento das pessoas, por conta da pandemia.

No campo do marketing, o esporte também é uma ferramenta poderosa. Que marcas não gostariam de se associar e absorver para si atributos poderosos como: energia, vibração, diversão, juventude, descontração, beleza, alegria, emoção, plasticidade, congraçamento, vitalidade, saúde, superação, força, entretenimento?

Quando o Brasil conquistou o direito de sediar duas das maiores competições esportivas mundiais – Copa do Mudo de Futebol, em 2014, e Olimpíadas, em 2016 – havia, portanto, a esperança de que esses megaeventos fossem um catalisador da economia e da imagem do país, catapultando-o à posição de um dos expoentes mundiais. Infelizmente, por diversas razões, o Brasil não conseguiu se aproveitar do legado que tais competições poderiam deixar para o desenvolvimento do país.

Pois bem, a polêmica agora é a intenção de sediar a Copa América, já que os países o fariam – Argentina e Colômbia –, se declaram sem condições. Num movimento com jeito de oportunismo, o país se apresenta como opção. A CBF aceitou a incumbência e acionou o governo federal para encampar a ideia. Como devemos analisar essa “oportunidade”?

Sob a ótica da pandemia, as contundentes críticas devem ser vistas com certa reserva. São apenas 10 equipes, que seriam divididas em diversas cidades-sede, o que diminuiria muito os riscos de potencialização da contaminação. Além disso, seria condição sine qua non que todos chegassem já vacinados, o que diminui ainda mais os riscos.

Não podemos nos esquecer que o Brasil vem realizando jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil, com um calendário bastante intenso. Seria, portanto, um tanto quanto contraditório criticar a realização de um torneio que envolve 10 equipes, em sedes espalhadas.

Mas a análise mais importante não está no campo da pandemia. Quais os benefícios reais que um torneio como esse traz ao país-sede?

Se houvesse a previsão de público nos estádios, teríamos a movimentação econômica, advinda do turismo e dos gastos dos visitantes nas cidades-sede. Mas isso não será possível. Também não haverá ativações de marcas de patrocinadores, por conta das mesmas limitações. Restam então as transmissões dos jogos. Mas essa movimentação já ocorre, independentemente do local-sede dos jogos.

Então, qual a vantagem em trazer os jogos para o Brasil? Seria uma cortina de fumaça para encobrir problemas muito mais graves de um país que não consegue controlar a pandemia, o desmatamento e outras mazelas? Seria uma forma de dar circo ao povo que carece de pão?

Alexis Pagliarini é presidente executivo da AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing

Tags: ArtigoCopa AméricaHora CampinasOpinião
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

Artigo: A evolução do varejo no mundo: o que aprendemos com a NRF#22? – por Tiago Serrano

16 de maio de 2022

Artigo: Como despertar o protagonismo nas crianças? – por Luis Norberto Pascoal

15 de maio de 2022
Foto: Divulgação

Artigo: Cooperativas de crédito crescem no pós-crise – por Evandro Piedade do Amaral

15 de maio de 2022
Foto: Divulgação

Artigo – Saúde financeira: preocupação que não dá trégua – por Rogério Araújo

14 de maio de 2022
Foto: Divulgação

Artigo: Amar a si mesmo como próximo – por Marco Antonio Spinelli

13 de maio de 2022
Foto: Pixabay

Artigo – O cenário do agronegócio brasileiro – por Mauricio Moraes e Fabio Pereira

12 de maio de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Hortolândia realiza seis concursos para preencher 446 vagas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Jogador do Corinthians é preso suspeito de chamar atleta do Inter de “macaco”

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Unicamp decreta luto de 3 dias por estudante encontrada morta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Jornalista Luiz Sugimoto morre em Campinas aos 65 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ACL faz homenagem póstuma a acadêmicos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist