A quarta edição do Conexidades, evento que já se consolidou entre as lideranças municipalistas do Estado de São Paulo, ocorreu em Olímpia, de 23 a 27 de novembro. O encontro de agentes públicos e privados teve como tema principal a retomada do desenvolvimento no pós-pandemia e foi um sucesso de público e debates. Os números só reforçam isso. Foram 2.670 pessoas passando pelo evento durante os cinco dias de programação em Olímpia, representando 361 cidades. E, além disso, ultrapassando as divisas de São Paulo, alcançou 15 estados, contando com participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Rondônia, entre outros.
O Conexidades é realizado pela Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, e, nesta edição, contou com correalização da Prefeitura e da Câmara de Olímpia, apoio do Desenvolve-SP, Detran, Sabesp e Governo do Estado de São Paulo, e patrocínio de Tereos, Sebrae, Abrelpe, Anprovin e BellaLuce.
Nos anos anteriores, também realizou, respectivamente, edições de sucesso em Ubatuba e São Carlos, além de um evento virtual em 2020, em razão da pandemia.
Na edição de 2021, o evento contou com recheada programação debatendo temas como agronegócio, turismo, violência política contra a mulher, educação, consórcios públicos, saúde e meio ambiente & sustentabilidade, entre outros.
Para o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, foram dias importantes de reflexão. “Tivemos uma semana muito importante com temas que mexeram com a vida de todos nós. Sebastião Misiara e Silvia Melo (gestores da Uvesp e organizadores do encontro) trouxeram o tema da condição da mulher no cenário do nosso País e tivemos aqui a abertura do debate político eleitoral para o próximo ano que o Conexidades trouxe nesse momento. Trago aqui nossa mensagem de pacificação das correntes de todas as modalidades, só assim vamos ver o Brasil crescer”.
O empresário Marco Antonio Carbonari, proprietário da Vinícola Villa Santa Maria, um dos empreendimentos participantes do evento, ressaltou a importância do Conexidades. Para ele, o encontrou estabeleceu de forma organizada o elo entre as cadeias produtivas e de comando, reforçando conceitos de gestão e de empreendedorismo. Junto com o irmão Mario Augusto Carbonari, que é o responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia da Villa, o empresário manifestou satisfação pela oportunidade de levar ao evento a força dos vinhos nacionais, produzidos no terroir da Serra da Mantiqueira.
A Villa Santa Maria expôs sua produção (é a proprietária da marca Brandina) ao lado de outras vinícolas (Primeira Estrada, Vinícola Davo, Maria Maria, Bárbara Eliodora, Vinícola Stella Valentino, Casa Verrone, Casa Geraldo e Vinícola Goés estiveram representadas no Conexidades). Elas estavam unidas por meio da Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), um dos apoiadores do encontro. O presidente da Anprovin, o produtor e pesquisador Murilo Albuquerque Regina, palestrou no evento. Ele é o maior especialista em vinhos de Inverno do Brasil.
Para Marco Antonio Carbonari, a Anprovin e vinícolas associadas estiveram no evento a partir de um patamar de excelência, representando uma produção de qualidade, com reconheciemnto nacional e internacional. “Há 20 anos achavam éramos malucos. Investir sem saber se daria resultado. Hoje temos um vinho que é simplesmente espetacular, por meio do sistema de dupla poda”, ressaltou.
TCE-SP mais próximo
O 4ºConexidades viabilizou a aproximação do TCE/SP, aos prefeitos e vereadores, podendo assim orientá-los sobre gastos e travas legais. Durante todo o evento, foi possível tirar dúvidas sobre o assunto diretamente com os técnicos do TCE presentes no estande da Uvesp.
A representante do Tribunal de Contas do Estado, Regional Rio Preto, Verônica Toyada, disse ter atendido “vários vereadores e prefeitos que precisam desse contato mais próximo conosco para sanar dúvidas e neutralizar futuros problemas”.
Pavilhão dos Municípios
Nesta edição, o Conexidades também ampliou seu Pavilhão dos Municípios, feira que reúne cidades, associações e empresas de todo o Estado. Foram 61 estandes que permitiram aos participantes conhecerem o potencial e as vocações do turismo paulista, além de serviços do Sebrae-SP, Detran-SP e Desenvolve-SP, entre outros.
“Há muito tempo Serra Negra não participava individualmente em uma feira. Escolhemos o Conexidades para nosso reposicionamento no trade, devido sua importância junto ao poder público”, afirma o secretário de Turismo de Serra Negra, Carlos Alberto de Toledo.
O 4º Conexidades seguiu todos os protocolos sanitários recomendados pelos órgãos de Saúde, incluindo exigência de comprovante de vacinação, uso de máscaras, medição de temperatura e distanciamento.
A presença do Instituto Butantan com o Lab Móvel foi uma forte demonstração de prestígio do evento. Durante o encontro, uma equipe de pesquisadores esteve presente analisando as “cepas” do vírus na região, por meio da coleta realizada na UBS. A ação tem como objetivo verificar possíveis mutações da Covid-19, para que os cientistas do Instituto Butantan possam, de forma antecipada, criar vacinas específicas, antes de proliferarem e trazerem uma nova onda pandêmica.
No laboratório de última geração, foi possível visualizar como é feito o trabalho de pesquisa pelo Instituto Butantan, trazendo à luz dos participantes a importância da ciência na luta, por meio da vacinação.
A próxima edição do Conexidades já está confirmada para 7 a 12 de junho de 2022 em Guarujá, na Baixada Santista.