Um bar em Valinhos está fazendo uma promoção inusitada que promete cair nas graças do público: quem provar que se vacinou contra a Covid-19 ganha um copo de cerveja artesanal de 300ml, na compra de qualquer item do estabelecimento. O dono do bar disse que a intenção é incentivar a adesão do público à vacinação.
De acordo com Lucas Batista Cruz, proprietário do Tricoma Bar, podem participar pessoas de qualquer cidade, basta apresentar um comprovante de que recebeu a primeira ou a segunda do imunizante nos últimos sete dias. “Aí na compra de qualquer item o cliente ganha um copo de 300ml da cerveja Maloca, que é uma receita própria e homenageia a música Saudosa Maloca do Adoniran Barbosa, que era valinhense”, diz.
Cruz explica que resolveu criar a promoção, que une a ciência e uma das paixões nacionais para incentivar a vacinação.
“Eu vi esse tipo de promoção nos Estados Unidos com cerveja e até maconha. Está dando certo lá. Aqui eu percebi que existem muitos sommeliers de vacina, tanto que algumas prefeituras estão colocando essas pessoas para o final da lista. Acho legal, mas não ajuda muito. As pessoas têm de se vacinar e a promoção é uma forma de incentivá-las para a gente poder voltar ao normal o quanto antes, se divertir, aproveitar”, explica, lembrando que a promoção vai vigorar até o final da campanha de vacinação no Estado de São Paulo.
O bar, que foi inaugurado em dezembro do ano passado, mas já funciona como cervejaria desde setembro de 2019, viu o movimento crescer com a promoção.
“A promoção começou em 30 de junho. Já apareceram umas 30 pessoas especificamente por causa da promoção. Espero que aumente mais agora”, diz Cruz. O bar fica na Avenida Joaquim Alves Corrêa, 3503, Jardim Santo Antonio, Valinhos, e funciona de terça à sábado, das 17h às 23h, e aos domingos das 11h às 14h.
Cruz ainda deixa um recado para quem optou por não se vacinar. “Eu digo que o que a ciência diz é a verdade. Ninguém nunca escolhe vacina, arrastavam as crianças para a vacinação e ninguém nunca reclamou de fabricante nem nada. Agora politizaram essa questão e quem sai perdendo é o povo e a saúde pública”, finaliza.
Lanchonete também incentiva vacinação
Além do bar em Valinhos, que se inspirou em uma prática norte americana, em diversas partes do mundo setores públicos e privados estão incentivando a população a se vacinar contra a Covid-19, oferecendo prêmios e produtos para quem apresenta a carteirinha, como forma de acelerar e aumentar a imunização.
Pensando nisso, as redes de lanchonetes Lanchão, Old Dog e X Picanha, com 60 unidades em todo o Brasil, também entram nessa corrente e lançaram a campanha “Vacinou? Ganhou”.
O cliente que for até uma das lojas das três bandeiras e apresentar o comprovante de sua dose – primeira, segunda ou única – ganhará uma porção de batata frita individual. Inicialmente, a campanha de incentivo terá um prazo de duração de 30 dias, podendo ser ampliada ao final.
Roger Domingues, diretor das três marcas, conta que esta ação foi inspirada em iniciativas que começam a ganhar corpo no Brasil e no Exterior, com a entrada de empresas no movimento de incentivo à vacinação em massa. “Incentivar as pessoas a tomarem a vacina para imunização e proteção, salvando vidas, é um papel que cabe a todos, seja governos e empresas”, conta.
“A imunização também é importante para que toda a economia volte a funcionar de forma consistente, gerando renda e emprego”, diz.