Depois de vencer o CRB no Brinco de Ouro por 2 a 1, de virada, o Guarani começa a se preparar para o Dérbi 208. E entre as armas do técnico Allan Aal para o duelo contra a Ponte Preta, uma foi apresentada no jogo de segunda-feira (14) à noite. Recuperado de cirurgia no tornozelo, Bruno Mendes voltou a disputar uma partida oficial após oito meses e deve estar entre os relacionados no clássico de domingo (20), às 18h30, no Moisés Lucarelli.
No último Dérbi disputado no Majestoso, em maio do ano passado, o atacante evitou a derrota bugrina ao marcar aos 50 do segundo tempo e garantir o empate por 1 a 1.
O clássico de número 205 foi válido pelo primeiro turno da Série B de 2023 e disputado em 21 de maio. Os dois gols saíram no final da partida. Jeh abriu o placar para a Ponte Preta aos 44 ao finalizar de cabeça cobrança de escanteio pela direita.
Aos 50’, Bruno Mendes aproveitou cruzamento de Isaque da linha de fundo e deixou tudo igual. Na ocasião, o atacante bugrino entrou em campo aos 18 do segundo tempo na vaga de Derek. No confronto do próximo domingo, ele deve iniciar entre os reservas também, assim como aconteceu diante do CRB.
“Trata-se de um atleta com nível técnico muito avantajado e minha vontade de contar com ele é enorme”, disse Allan depois da vitória. “Esperamos que ele esteja conosco no próximo jogo, mas precisamos tomar cuidado, pois ele ainda não pode jogar mais do que 30 ou 35 minutos”, completou.
Bruno Mendes vem treinando com o grupo desde setembro, mas sofreu lesão muscular durante uma atividade no Brinco e passava por tratamento. Allan comentou que a programação inicial era promover a estreia do atacante na Série B no Dérbi e admite que “pulou algumas etapas” para tê-lo à disposição na última partida.
“Conversei com o Bruno antes da convocação e ele disse: ‘professor, estou à disposição nem que seja para atuar por dez minutos caso o senhor precise’. Isso reflete o comprometimento de todos aqui dentro”, comentou o treinador, que, depois do duelo, no túnel do vestiário, deu um abraço forte e demorado no atleta, como mostra vídeo divulgado nas redes sociais.
Bruno Mendes entrou em campo no segundo tempo na vaga do meia Estevão quando a partida já estava 2 a 1 e ajudou a segurar o placar. Depois do apito final, ele se ajoelhou no gramado e ergueu as mãos para o céu. Ao tentar expressar o momento, parecia não acreditar.
“Foram oito meses sem poder jogar, é o primeiro jogo”, disse o atacante, cuja última partida tinha sido em 8 de fevereiro pelo Campeonato Paulista, contra a Inter de Limeira, no Brinco de Ouro. Na ocasião, ele saiu de campo carregado depois de sofrer uma forte entrada no pé. O diagnóstico apontou rompimento do tendão de Aquiles do tornozelo direito e necessidade de cirurgia. Após a operação foram sete meses de recuperação.
“É uma batalha difícil, mas com muita fé e união do grupo, vamos sair dessa” comentou ainda no gramado, referindo-se à situação difícil do time, lanterna da Série B a sete rodadas do fim do campeonato.
“Minha história no Guarani é linda e já passei por muitos momentos bons. Espero alcançar mais um bom momento no clube”, comentou o atleta de 30 anos, formado no Brinco de Ouro.
Com a camisa bugrina, Bruno Mendes foi vice-campeão paulista em 2012 e conquistou o acesso na Série A2 em 2018. Na segunda-feira, ele fez a sua 117ª partida pelo clube. Com 33 gols, o atacante é o terceiro maior artilheiro do século do Guarani.