A terceira passagem de Bruno Mendes pelo Guarani é atípica e oposta às duas primeiras. Acostumado a celebrar conquistas pelo clube que o revelou, o atacante, desta vez, passa por uma situação bem diferente. A três rodadas do fim da Série B, o Bugre é o lanterna, com 31 pontos, e pode ter o rebaixamento definido no próximo jogo. O contexto é inédito para o jogador, vice-campeão paulista em 2012 e campeão da Série A2 em 2018.
Revelado no Brinco de Ouro, Bruno Mendes foi um dos destaques do Guarani de 12 anos atrás, quando dava seus primeiros passos da equipe profissional. Na ocasião, o Bugre chegou à final do Campeonato Paulista e perdeu o título para o Santos, de Neymar. Naquele mesmo ano, o Guarani foi rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro, mas o atacante deixou o clube no meio da campanha e não participou da queda.
O seu retorno aconteceu em 2017, quando fez parte do time que conquistou a permanência na Série B, mas foi na temporada seguinte que viveu novo momento de destaque. No primeiro semestre de 2018, integrou a equipe que garantiu o acesso à elite estadual depois de cinco anos, com o título da Série A2 do Campeonato Paulista.
Agora, Bruno Mendes está em sua terceira passagem pelo Brinco, que teve início em março de 2023. Neste ano, o jogador passou por momentos dramáticos. Em fevereiro, rompeu o tendão de Aquiles, teve de passar por cirurgia e ficou sete meses em recuperação.
O seu retorno aconteceu na vitória por 2 a 1 sobre o CRB no dia 14 de outubro e celebrou, assim como o triunfo no Dérbi na partida seguinte, quando também esteve em campo.
Só que nas partidas seguintes, que foram as últimas três, o atacante viu o time se aproximar do rebaixamento com as derrotas para Sport, Novorizontino e Goiás. Em Goiânia, deixou o campo com fortes dores no tornozelo e virou dúvida para o duelo de terça-feira, no Brinco, às 21h, contra o Amazonas. Seu contrato termina no dia 31 de dezembro.