4 de dezembro de 2023
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Câmara aprova projeto de lei que torna escolas serviços essenciais

Projeto prevê reabertura da educação básica e superior

Redação Por Redação
21 de abril de 2021
em Geral
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Câmara aprovou nesta madrugada projeto para transformar escolas em serviços essenciais - Foto: Pedro Valadares/Câmara dos Deputados

Câmara aprovou nesta madrugada projeto para transformar escolas em serviços essenciais - Foto: Pedro Valadares/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (21) o projeto de lei (PL 5595/20) que proíbe a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas, exceto se houver critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo quanto às condições sanitárias do estado ou município. O PL torna a educação infantil, os ensinos fundamental e médio e a educação superior serviços essenciais, que são aqueles que não podem ser interrompidos durante a pandemia. A discussão e votação demoraram cerca de sete horas até a aprovação no plenário da Casa.

O texto, que segue agora para o Senado, prevê ainda, como estratégia para o retorno às aulas, critérios como prioridade na vacinação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas e a prevenção ao contágio de estudantes, profissionais e familiares pelo novo coronavírus. Esse retorno deverá ter ações pactuadas entre estados e municípios, com participação de órgãos de educação, saúde e assistência social.

O projeto define parâmetros de infraestrutura sanitária e disponibilização de equipamentos de higienização e proteção, incluindo máscaras, álcool em gel 70%, água e sabão, nos momentos de recreio, de alimentação e no transporte escolar.

“Apesar dos esforços das redes estaduais e municipais para a oferta do ensino remoto, os prejuízos à aprendizagem de crianças e adolescentes, notadamente os mais pobres e vulneráveis, têm sido imensos pela suspensão das aulas presenciais. E mesmo com a adoção do ensino remoto, há estudos realizados em diversos países sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 na educação que evidenciam perdas significativas de aprendizagem”, argumentou a deputada Joice Hasselman (PSL-SP), autora do substitutivo aprovado.

Críticas

Parlamentares de diversos partidos de oposição obstruíram os trabalhos durante a votação por serem contra a volta durante a segunda onda de pandemia de Covid-19. Na avaliação da deputada professora Rosa Neide (PT-MT), é necessário discutir o aumento de tecnologia e equipamentos para que professores e alunos possam recuperar o tempo perdido durante o período de aulas paralisadas.

“Estamos no ápice da pandemia. Temos mais de 360 mil mortos. Há milhares de profissionais da educação que já perderam a vida, mesmo com aula remota e fazendo algumas atividades presenciais”, afirmou a deputada Rosa Neide.

“Queremos, sim, vacinas para todos e todas, queremos tecnologia para as escolas, queremos protocolo seguro, e não obrigar profissionais da educação a virem para a sala de aula para a morte, estudantes levarem o vírus para casa”, disse a deputada.

Para a líder do PSOL, deputada Talíria Petrone (RJ), a discussão deve estar focada no estabelecimento de regras seguras para viabilizar o retorno às aulas. Segundo a parlamentar, outro projeto de lei estabelece “critérios epidemiológicos”, “que não colocam em risco nem alunos, nem famílias, nem profissionais de educação”.

“Nós queremos escolas abertas. Queria repetir aqui, queremos escolas abertas, porque entendemos que a escola é lugar fundamental para enfrentar as desigualdades de um país, para a alegria das crianças, para a saúde mental das crianças, para a alimentação das crianças, para compartilhar o cuidado com mães sobrecarregadas, mas não queremos isso a qualquer custo”, argumentou Petrone. (Agência Brasil)

Tags: EducaçãoHora CampinasPandemia
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

O sal-gema é considerada uma matéria-prima versátil para a indústria química Foto: Divulgação

Entenda o que é sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió

3 de dezembro de 2023
Movimentação do solo abala regiões de Maceió Foto: Agência Brasil

Novo abalo sísmico é registrado em Maceió na madrugada deste sábado

2 de dezembro de 2023
Dezembro Vermelho é mês de conscientização e prevenção das ISTs - Foto: Agência Brasil

Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens

2 de dezembro de 2023
A segunda fase do vestibular da Fuvest acontece nos próximos dias 17 e 18 de dezembro. Foto: Arquivo

Fuvest anuncia lista de candidatos convocados para a 2ª fase do vestibular 2024

1 de dezembro de 2023
Defesa Civil de Maceió (AL) informou que continua em alerta máximo - Foto: UFAL

Maceió está em alerta máximo devido ao risco de afundar solo

1 de dezembro de 2023
Ação ocorre em 12 Centros de Integração da Cidadania - Foto: Freepik

Governo de SP promove mutirão de regularização do estado civil

1 de dezembro de 2023












  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • João Nunes
    Sala de Cinema
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Thiago Pontes
    Ponto de Vista


Mais lidas

  • Clube de compras oferece produtos importados de diversos países - Foto: Divulgação

    Sam’s Club inaugura sua primeira loja em Indaiatuba

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Torcedor joga ferradura no Majestoso e amuleto dá sorte contra o rebaixamento; confira vídeo

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Chuva de gols marca o Jogo da Família no Brinco; veja fotos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Editorial: Prêmio Feac de Jornalismo, uma boa notícia para Campinas e região

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Parque das Águas recebe a Sinfônica nesta tarde; confira o repertório

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
PUBLICIDADE
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
[email protected]

Editores de Conteúdo

Laine Turati
[email protected]

Maria José Basso
[email protected]

Silvio Marcos Begatti
[email protected]

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
[email protected]

Gustavo Magnusson
[email protected]

Leandro Ferreira
[email protected]

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

Para falar conosco

WhatsApp

(19) 9 9894-0016

Canal Direto

[email protected]

Redação

[email protected]

Departamento Comercial

[email protected]
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist