Campinas entra hoje (28) na segunda semana do Toque de Recolher, ampliado e mais restritivo. Desde o dia 21 de junho, atividades de comércio – como bares, restaurantes e shoppings center – e do setor de serviços, como academias ou salões de beleza, têm de permanecer fechados das 19h às 5h. A medida vale pelo menos até a próxima quarta-feira, 30, e inclui também as atividades religiosas presenciais.
As duas horas a mais de restrições na cidade foram uma maneira encontrada pela administração municipal para tentar baixar os números preocupantes da Covid-19 em Campinas. Neste período estão sendo ampliadas as fiscalizações para dispersar possíveis aglomerações em festas clandestinas, casas noturnas, bares e locais públicos.
Durante o final de semana, a Operação Aglomeração Zero promovida pela força-tarefa da Prefeitura de Campinas dispersou 2.207 pessoas entre a noite de sexta-feira (25) e a madrugada do domingo(27), segundo balanço divulgado na tarde ontem. Foram vistoriados 331 estabelecimentos e 13 foram fechados ou lacrados por descumprimento das medidas sanitárias.
Durante todo o período do Toque de Recolher é proibido o consumo de álcool em vias públicas de Campinas. Os postos de gasolina estão proibidos de comercializar bebidas. Para o consumidor que for flagrado consumindo bebida alcoólica a multa pelo descumprimento é de 400 Ufics (R$ 1,5 mil). Para o proprietário do posto, a multa é de R$ 3 mil. O valor será dobrado em caso de reincidência.
Veja as atividades que estão obrigadas a fechar às 19 horas desde o dia 21 e até o próximo dia 30:
♦ Comércio
♦ Galerias
♦ Shoppins centers
♦ Bares
♦ Restaurantes
♦ Atividades religiosas com presença de público
♦ Salões de beleza
♦ Barbearias
♦ Museus
♦ Galerias
♦ Cinemas
♦ Teatros
♦ Eventos sociais
♦ Clubes sociais
♦ Cursos de idioma/informática/dança
♦ Atividades em grupo em áreas comuns de condomínios e hotéis.
♦ Parques públicos vão funcionar das 6h às 18h