Como criar pequenas frestas de imaginação no cotidiano às vezes monótono e cheio de responsabilidades? A resposta está no espetáculo “Uma Aventura de Rô e Tina”, do coletivo Dançadim, que será apresentado em Sumaré, no dia 19 de agosto, segunda-feira, no anfiteatro do Seminário de Nova Veneza e em Hortolândia, no dia 24, no CAIC – EMEF Jardim Amanda. Ambos, com sessões livres e gratuitas às 10h30 e às 16h.
“Uma aventura de Rô e Tina” é a contação de uma história em forma de dança. Nela, os personagens são irmãos que vivem um dia comum transformado em arte pelo poder da imaginação. Em cada momento, do acordar até o dormir, a imaginação está presente, convidando o espectador a observar o que é comum com uma nova percepção.
Uma simples caminhada até a escola pode virar brincadeira. E se chover no meio do caminho, por que não sentir a chuva? O público é convidado a mergulhar nessa aventura da descoberta.
Durante a narrativa, Rô e Tina dançam entre jogos, improvisações e coreografias, utilizando o lúdico e o cômico, juntamente com objetos cotidianos de proporções e cores exageradas, provocando os cinco sentidos do público e o incentivando-os a perceber detalhes na rotina e a estimular a criatividade no dia a dia.
Coletivo Dançadim
O coletivo Dançadim é formado por quatro artistas graduados em licenciatura e bacharelado em dança pela Universidade Estadual de Campinas: Alyne Souza, Cova Mariá, Flora Viviani e Juá Bel, todos residentes em Campinas, São Paulo.
A criação do espetáculo “Uma aventura de Rô e Tina” passou pelo resgate de memórias da rotina de infância dos intérpretes-criadores, assim como das experiências destes como professores de dança para crianças, e pelas vivências nas oficinas oferecidas para crianças da APAE e do Lar Batista de Sumaré e das casas lares do Centro Comunitário São Pedro/ dos SAICAs de Hortolândia.
Esse material se convergiu em laboratórios criativos de pesquisa sobre os momentos de um dia rotineiro na infância: dormir, sonhar, acordar, escovar os dentes, comer, ir para a escola, brincar, tomar banho etc.
O Coletivo Dançadim acredita que por meio da imaginação e da arte é possível inventar outras realidades dentro da rotina, muitas vezes monótona, a qual o ritmo do mundo nos impõe. “Nós nos voltamos para as crianças para incentivá-las a continuarem cultivando um olhar imaginativo e atento aos detalhes. E aos adultos, como um lembrete de que é possível buscar a imaginação em meio à rotina endurecida de responsabilidades”, destaca o artista Cova Mariá.
O projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do ProAC Editais.
SERVIÇO
Espetáculo “Uma Aventura de Rô e Tina”. Com o coletivo Dançadim
Quando:
Dia 19 de agosto, segunda-feira, no anfiteatro do Seminário de Nova Veneza de Sumaré. Av. Brasil, 1111. Jardim Nova Veneza. Sumaré.
Sessões: 10h30 e 16h. A sessão das 10h30 contará com intérprete de libras e audiodescrição.
Dia 24 de agosto, sábado, no CAIC – EMEF Jardim Amanda de Hortolândia. Rua Graciliano Ramos, 698, Jardim Amanda. Hortolândia.
Sessões: 10h30 e 16h. A sessão das 10h30 contará com intérprete de libras e audiodescrição.
Acessibilidade: as apresentações serão em espaços acessíveis para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida.
Classificação: livre.
Entrada gratuita.