“Respeito aos ídolos eternos e seus torcedores”. Foi dessa forma que o ídolo do Guarani, Amoroso, se manifestou nas redes sociais depois da derrota do time para o Goiás por 1 a 0, no último sábado (2), que deixou o clube a um passo da Série C. Junto a uma foto de um guerreiro indígena de joelhos, o ex-craque ainda escreveu: “com futebol não se brinca.. @guaranifc_oficial não é brincadeira.. Voltaremos mais fortes..”
A três rodadas do fim da Série B, o Guarani pode ter o rebaixamento consumado matematicamente no próximo jogo, quando recebe o Amazonas, terça-feira (12), às 21h, no Brinco de Ouro.
30 anos do apogeu no Guarani
Amoroso completa neste 2024 30 anos do seu apogeu no Guarani, onde foi formado. Hoje, enquanto a equipe se debate na lanterna da Série B, em 1994 o craque ao lado de Luizão encantava o Brasil com talento e gols na Série A.
Na ocasião, o Bugre, comandado pelo saudoso Carlos Alberto Silva, chegou a ficar invicto por 17 jogos, desbancando favoritos como São Paulo, Palmeiras e Atlético-MG e avançando às quartas de final com a melhor campanha no geral – o sistema de disputa, na época, era diferente do atual.
Nas quartas, o Guarani eliminou o São Paulo, então bicampeão da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes, com uma vitória por 4 a 2 no Brinco de Ouro. Já na semifinal, sem Amoroso, machucado, a equipe foi eliminada pelo Palmeiras. Mas ficou na memória do bugrino que acompanhou aquele time exibições de gala, como na goleada por 4 a 0 diante do Santos, em Campinas, em que o craque arrancou do meio de campo até chegar na área e finalizar para as redes na saída do goleiro.
Aquele foi um dos 19 gols anotados pelo atacante, que terminou o campeonato como artilheiro ao lado de Túlio Maravilha, do Botafogo.
Paixão
Antes de deixar o Guarani, Amoroso ainda formou um trio histórico ao lado de Djalminha e Luizão. Depois, brilhou no Flamengo, Udinese, Parma, Borussia Dortmund, São Paulo, Milan e Seleção Brasileira. Após encerrar a carreira, esteve sempre ligado ao clube que o revelou e se tourou um torcedor de arquibancada, sem esconder sua paixão. Sobre a vitória bugrina sobre a Ponte Preta, no último dia 20 de outubro, no Moisés Lucarelli, se manifestou: “a vantagem aumenta a cada Derbi.. Onde tudo começou .. Te amo @guaranifc_oficial”.
Jogo da Família
Personagem importante no esporte da cidade, Amoroso vai promover neste ano, junto com a Prefeitura, a terceira edição do Jogo da Família, cujo objetivo é arrecadar alimentos para a população vulnerável do município. Diferentemente dos anos anteriores, o evento não acontecerá no Brinco de Ouro.
A programação está agendada para o dia 1 de dezembro no ginásio de esportes do Clube Concórdia, Rodovia Dr. Heitor Penteado, Km 6 (sentido Sousas-Campinas).
A estrutura do evento deste ano será voltada para o futsal e a exibição dos ex-jogadores de Guarani e Ponte Preta. Pessoas com Síndrome de Down também participarão da ação interagindo com os Amigos de Amoroso em quadra.
“Eu vim do esporte e sei como é importante ampliar ações como esta”, afirmou Amoroso no lançamento do evento. “Sempre que for chamado vou participar e ajudar de alguma forma, como na arrecadação de alimentos e na inclusão dos atletas dos times de Down, que vão jogar com a gente. Fico muito feliz”, concluiu.