Após três partidas sem saber o que era vencer, o Guarani derrotou o Operário-PR por 3 a 0, na noite desta última terça-feira (24), no Brinco de Ouro da Princesa, e garantiu a reabilitação na Série B do Campeonato Brasileiro. Feliz com o resultado positivo conquistado em casa, o técnico Daniel Paulista fez questão de destacar o desempenho da equipe no confronto direto com o Fantasma.
“Acho que além de ter vencido, a gente teve um rendimento que foi satisfatório. Os setores funcionaram muito bem e isso foi o resultado de uma grande apresentação contra um adversário direto, uma equipe que vinha dois pontos na frente na classificação, difícil de ser batida. O Operário-PR é sempre uma equipe que tem um sistema defensivo muito bem postado, muito bem equilibrado”, pontuou em entrevista coletiva.
“Acho que é necessário destacar o equilíbrio que o Guarani teve hoje no aspecto de consciência, porque soube ter a tranquilidade, ter a dinâmica de rodar bem a bola, de ter um bom toque de bola, não forçar muito os passes para não dar o contra-ataque ao adversário. O time soube jogar esse jogo de passes rápidos, de tentar infiltrações, principalmente nas costas dos dois volantes adversários”, completou o treinador.
O comandante alviverde também enalteceu a força psicológica da equipe.
No último sábado (21), Bugre foi derrotado pelo Vitória, 18º colocado na tabela de classificação da Série B. Três dias depois, o time campineiro venceu o Operário-PR, concorrente direto na luta pelo acesso à primeira divisão.
“Oscilação eu vejo com naturalidade dentro da competição. Todas as equipes passam por isso e é lógico que o quanto mais a gente encurtar esse período, é melhor. O Guarani teve esse período de três jogos sem vitórias, teve outro também, mais no começo do turno, e depois respondeu muito bem com uma sequência altamente positiva”, relembrou Daniel Paulista.
“Então é dessa forma que a gente vai continuar trabalhando. A gente sabe que fez uma boa partida e conquistou um bom resultado. O grupo tem se mostrado, no aspecto psicológico, altamente consciente do momento, da nossa realidade, daquilo que a gente precisa fazer para estar sempre jogando no nível que a gente apresentou hoje”, garantiu.
Mateus Ludke
Sem o lateral-direito Diogo Mateus no confronto com o Operário-PR, desfalque por conta de uma entorse de grau 2 no tornozelo direito, Daniel Paulista surpreendeu e optou pela escalação do jovem Mateus Ludke, ao invés de improvisar o atacante Pablo na posição. Questionado sobre a atuação do garoto formado nas categorias de base do Alviverde, o treinador não poupou elogios.

“É lógico que o Ludke se destacou, estamos muito satisfeitos com o rendimento que ele teve na partida, pelo período que ele não havia tido ainda a oportunidade de iniciar. Como eu falo para eles, o Ludke mostrou que a gente tem que estar preparado quando a oportunidade aparece. Hoje nós entendemos que era o momento de ele receber essa oportunidade e ele estava totalmente preparado, totalmente seguro no aspecto defensivo e ainda aparecendo em algumas oportunidades ofensivamente, contribuindo com o próprio Sávio, com o próprio Rodrigo no setor direito do campo e criando boas alternativas no aspecto ofensivo. Então a gente ganha mais um atleta nesse sentido e seguimos trabalhando forte em busca dos nossos objetivos” projetou o treinador bugrino.
Na quinta posição na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, o Guarani tem tempo para se recuperar da sequência de jogos e volta a campo apenas no dia 4 de setembro, sábado, quando encara o Náutico, sexto colocado, às 16h30, no estádio dos Aflitos, em Recife, pela 22ª rodada da competição.