A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um novo alerta na noite desta sexta-feira (7\) via sistema Cell Broadcast sobre a chegada do ciclone extratropical no Estado de São Paulo, trazendo chuvas e fortes vendavais que podem ultrapassar os 100 km/h.
O alerta foi enviado para os moradores da faixa leste paulista, abrangendo as regiões da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Litoral Norte, Litoral Sul, Baixada Santista e Campinas. De acordo com a Defesa Civil, o sistema deve atingir a Região Metropolitana de São Paulo no começo da madrugada deste sábado.
O ciclone extratropical pode provocar chuvas intensas e rajadas de ventos perigosas, além de queda de granizo e microexplosões (downbursts) pontuais.
“O ciclone extratropical já passou pelo Rio Grande do Sul, por Santa Catarina e atua neste momento no Paraná, causando grandes estragos, por isso é preciso que estejamos preparados e sigamos os alertas da Defesa Civil”, disse as Major PM Michele César, diretora de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Ventos extremos
A previsão da Defesa Civil indica vendavais intensos em algumas regiões:
115 km/h no Litoral Norte;
110 km/h na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Região de Itapeva;
100 km/h na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira;
95 km/h nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.
Para efeito de comparação, ventos a partir de 70 km/h já são suficientes para provocar queda de árvores e destelhar casas. Acima deste valor, o potencial de destruição se torna imprevisível.











