Considerado um tabu e relegado aos “porões” das empresas por anos a fio, a saúde mental dos profissionais nos ambientes de trabalho vem sendo um assunto cada vez mais abordado nos últimos anos. As demandas incessantes, a pressão crescente e a busca constante por metas irreais, criadas por lideranças tóxicas, estão levando colaboradores dos mais variados setores a desenvolver sérios problemas de saúde mental.
A síndrome de burnout, caracterizada pelo esgotamento físico, emocional e mental causado pelo estresse crônico no trabalho, foi classificada no início de 2022 como doença ocupacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O burnout é uma condição debilitante que pode surgir como resultado do estresse crônico.
Afeta a qualidade de vida dos profissionais e pode levar a consequências graves, como o afastamento do trabalho e a outros problemas de saúde mental a longo prazo. Uma pesquisa da International Stress Management Association (Isma) revelou que o Brasil ocupa o segundo lugar em número de casos diagnosticados, superado apenas pelo Japão, onde 70% da população é afetada pelo problema. Segundo outro levantamento, da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome. Mas aos poucos este “veneno”, gerado em ambientes de negócios, tem encontrado “antídotos” a partir de ações de caráter sociotransformacional.
A segunda edição da Semana Nacional da Educação para Gentileza e Generosidade (2ª SNEGG), que teve início no dia 1º de outubro e se encerrou no último sábado, 7, foi criada com a proposta de contribuir com exemplos de inspiração para ajudar a superar desafios sociais reais em um mundo cada vez mais violento, intolerante, desigual, desrespeitoso, polarizado e competitivo.
É um chamamento. Os Sete Princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania (7PEGG), com materiais de engajamento gratuitos para toda a população, além de diversas iniciativas voltadas à mobilização e à conscientização, são o propósito e os “antídotos” que a 2ª SNEGG vem oferecendo aos ambientes de trabalho e ao mundo.
A iniciativa foi criada em 2022 pela primeira plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade (EGG), fundada em 2019, com o objetivo de valorizar e promover as competências sociotransformacionais, que despertam a consciência social saindo da teoria e indo para a prática para uma convivência mais equânime, colaborativa e cidadã, em uma sociedade com menos desigualdades e mais distribuição de acessos.
Neste ano, a mobilização vem sendo conduzida a partir dos diversos “Embaixadores EGG”, que estão convidando o público a acessar o site da plataforma Educação para Gentileza e Generosidade (https://www.gentilezagenerosidade.org.br/), repleta de metodologias e conteúdos exclusivos, qualificados, gratuitos e descomplicados para profissionais de mercado, formadores de opinião e também para a população em geral.
No site da 2ª SNEGG (https://www.gentilezagenerosidade.org.br/semananacional2023), além de poder conferir a programação completa, com painéis de debates sobre assuntos relevantes, os profissionais também estão sendo convidados a baixar o kit virtual de comunicação, que inclui artes para cartazes, camisetas, bottons, spot de rádio, posts e filme para as mídias sociais.
Entre os lançamentos, o Manual Prático de Conhecimento e Autoconhecimento, com informações sobre o que são e qual a importância de trabalhar com estes princípios e fazer gratuitamente o Teste dos Princípios 7PEGG, que avalia as atitudes das pessoas e traz recomendações geradas por inteligência artificial. O site também oferece materiais de desenvolvimento humano com dinâmicas de grupo, tutoriais de implementação e materiais para desenvolver o senso de colaboração em ambientes de trabalho.
Idealizadora da EGG, Marina Pechlivanis acredita que as mudanças sociais, e, consequentemente nas empresas, acontecem apenas quando são estruturadas.
“Sim, as transformações só acontecem, de fato, se forem sistêmicas, multidimensionais e interpúblicos. É gratificante ver estes princípios colaborativos cada vez mais em prática na agenda de escolas, empresas, organizações e governo, e na pauta das notícias. Estamos oferecendo ‘antídotos’ inspiradores que podem contribuir com a mudança. E, o melhor: são soluções gratuitas, descomplicadas e testadas. Todos podem acessar, baixar e aplicar. Não ter materiais não pode ser mais uma desculpa”, conta Pechlivanis.
Apoiadores
O Movimento Bem Maior e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal são apoiadores mantenedores da da 2ª SNEGG, em virtude do alinhamento de valores que ambas as organizações acreditam para a construção de um país mais justo e igualitário, tendo a educação como ferramenta de transformação social.
“Trabalhar valores como gentileza e generosidade desde a infância é fundamental na formação e no desenvolvimento integral dos brasileirinhos e das brasileirinhas, para uma sociedade mais empática e consciente da vida em comunidade. Como uma fundação que pratica a filantropia e tem como propósito ‘uma infância saudável para uma sociedade melhor’, temos muito orgulho de apoiar a Semana Nacional da Educação para Gentileza e Generosidade, para o cumprimento de nossa missão”, afirma Marcia Woods, assessora da Fundação Jose Luiz Egydio Setúbal.
Para Carola Matarazzo, diretora executiva do Movimento Bem Maior: “o tema da Educação é um dos nossos principais eixos de investimentos sociais privados. Acreditamos profundamente na Educação como solução para criar um País mais compassivo e solidário e, nesse sentido, a realização da Semana Nacional da Educação para Gentileza e Generosidade aponta para caminhos concretos em direção a esse objetivo. Temos convicção de que, com colaboração e intencionalidade, poderemos construir um Brasil onde a gentileza e a generosidade sejam a norma, e a Educação é a chave para alcançarmos esse ideal”, destaca.
Parcerias
O objetivo das parcerias é fortalecer e aprimorar a educação integrando novas vozes, reconhecidas nacionalmente, em prol da mobilização da população brasileira em seus mais diversos segmentos de atuação, gerando visibilidade e reconhecimento para o fortalecimento da Semana Nacional Educação para Gentileza e Generosidade.
Em sua segunda edição, a SNEGG conta com as seguintes parcerias: Insper, Escoteiros do Brasil, Instituto Capitalismo Consciente Brasil, AMPRO, Instituto Phi, Instituto ACP, Leo Fraiman, Grupo Morena, IA para o Bem, Escola Aberta do Terceiro Setor, Movimento Por Uma Cultura de Doação, Dia de Doar, Argila, Observatório do Terceiro Setor, Mais News Agência de Rádio.
Saiba Mais: https://www.gentilezagenerosidade.org.br/