A pandemia do novo coronavírus impactou a vida de quase todo mundo, direta ou indiretamente, muitos empresários, por exemplo, suspenderam investimentos ou fecharam seus empreendimentos de vez. Empreender em momentos de crise costuma assustar, mas há quem consiga de alguma forma encontrar oportunidades para mudar de vida em meio a tantos desafios. Foi o que aconteceu com as irmãs Marília e Mariana Dezordi, de 39 e 41 anos, respectivamente, que em homenagem ao pai, morto pela Covid-19 recentemente, se tornaram empreendedoras.
As irmãs investiram em uma franquia de salão de beleza em Campinas que funciona ao estilo dos restaurantes fast-food: sem hora marcada, sem fila de espera, a cliente chega e já é atendida. Para seguir nesse novo ramo, Marília deixou para trás 11 anos em um emprego no setor de telecomunicações. “Foi um desafio muito grande, mas decidimos seguir em frente e investimos muito nesse novo projeto”, diz.
O pai delas morreu vítima da Covid-19. Elas cresceram com ele incentivando e sonhando em um dia vê-las entrarem para o mundo dos negócios.
“Nós tínhamos muito medo de deixar nossa carreira estável, mas meu pai antes de morrer de Covid falou que deveríamos empreender, que era muito importante ter mulheres no mundo dos negócios e assim seguimos o conselho dele”, explica Marília.
O pai nunca foi empreendedor. Sempre trabalhou muito, mas nunca teve a oportunidade de abrir um negócio. Ele também admirava as mulheres empreendedoras e, por isso, sonhava que as filhas tivessem um negócio próprio. Ele sempre reforçava isso pra elas, mesmo elas tendo empregos praticamente estáveis.
As duas escolheram empreender no setor da beleza e decidiram abrir o salão, que resume o comportamento atual: a valorização e otimização do escasso tempo das pessoas, mas sem descuidar da qualidade.
O salão de beleza chamado Fast Escova, localizado no Swiss Park, funciona como um fast-food: é só chegar, ser atendido, sem hora marcada ou fila de espera. O formato, recente no Brasil, é recorrente em cidades como Nova York e Los Angeles.
“Somos mães, donas de casas, empresárias, estudantes. Não temos tempo para ficar horas no salão!”, resume Mariana Dezordi.
Outro ponto importante para a mudança profissional foi o desenvolvimento do setor de beleza, que é um dos que mais crescem no País. Mesmo com as dificuldades apresentadas com a crise sanitária, o ramo de moda beleza se manteve em ascensão.
É o que aponta o último levantamento realizado pelo GetNinjas, empresa que gerencia a maior plataforma on-line para clientes a prestadores de serviços em todo Brasil. Segundo a empresa, a alta em 2020 foi de 54% quando comparada com o mesmo período do ano anterior.
As irmãs investiram na ideia, passaram por treinamento e já estão gerando empregos. Para a inauguração do salão foram contratados seis cabeleireiros, duas manicures e uma recepcionista. No grupo, histórias de quem estava sem trabalho fazia tempo. Tamires da Silva, por exemplo, estava desde 2018 desempregada. Há nove meses fez um curso de manicure e conseguiu a colocação. “Agora já vou poder ajudar em casa”, diz animada.
Outro diferencial do negócio é a transparência no valor dos serviços, que são únicos e com preço acessível, assim o cliente não tem surpresa na conta.
Com o fim das restrições de horário e ocupação no comércio anunciado pelas autoridades públicas, as novas empreendedoras enxergam que têm maior expectativa de bons resultados. “Agora sem as medidas mais restritivas, a cliente se sente segura em poder vir e se arrumar. É a chance que a gente precisa para crescer ainda mais”, aposta Marília.
Segundo as irmãs, os protocolos de segurança foram reforçados no salão porque o atendimento é sem hora marcada e para evitar aglomeração as medidas contra a Covid-19 têm de fazer parte de todo atendimento.
“Nosso salão é concebido já dentro desse novo normal. Distribuímos álcool em gel na entrada e em todas as mesas. As cadeiras estão bem distantes umas das outras e as clientes ficam de máscara até na hora de lavar o cabelo”, explica Mariana. Além disso, o atendimento é rápido: em cerca de 40 minutos a cliente está pronta.