Com metodologia própria e foco no desenvolvimento técnico, criativo e emocional, o programa Feira Preta Cria inicia uma nova rodada de formações em cidades do interior paulista em 2025. A iniciativa, criada pelo Feira Preta, quer qualificar e fortalecer empreendedores negros por meio de ferramentas práticas e saberes construídos por especialistas, também negros, em um processo formativo que reconhece os desafios estruturais enfrentados por essa população no mercado.
Somente em 2024, o Feira Preta Cria capacitou mais de 650 empreendedores em diversas regiões do País. A parceria com o Sesc SP, consolidada ao longo de mais de duas décadas de atuação conjunta em ações culturais e formativas, tem sido fundamental para a expansão territorial do projeto, destaca a organização.
No último ano, o programa passou por unidades em Araraquara, Taubaté, Piracicaba, Registro e Santos.
Em 2025, o projeto dá continuidade ao ciclo com novas turmas em diferentes unidades do SESC SP:
SESC Bauru: 01 a 07 de julho
SESC Sorocaba: 22 a 27 de julho
SESC Campinas: 29 de julho a 03 de agosto
SESC Ribeirão Preto: 05 a 10 de agosto
“Ver o Feira Preta Cria crescer e impactar positivamente a vida de centenas de empreendedores negros nos aproxima do nosso objetivo – que é colocar a economia preta no centro. Com o SESC SP ao nosso lado, estamos não apenas capacitando, mas também construindo um presente e um futuro em que o talento e a inovação negros floresçam em cada canto do Brasil”, avalia Adriana Barbosa, criadora do Feira Preta.
As formações são direcionadas a empreendedores negros e indígenas dos territórios onde as turmas são realizadas.
Para participar: as inscrições são divulgadas com antecedência no perfil oficial do programa no Instagram @feirapretacria (https://www.instagram.com/feirapretacria).