Prevista para terminar no final de março, a Operação Verão da Defesa Civil foi prorrogada até o dia 15 de abril. A decisão foi tomada em conjunto pelos coordenadores de Defesa Civil estaduais, em razão da previsão de entrada de uma frente fria no começo do próximo mês, o que pode acarretar fortes chuvas em todas as regiões. Em razão disso, os coordenadores decidiram manter as ações preventivas de desastres. A Operação Verão teve início em 1º de dezembro de 2020 e se encerraria no final deste mês. A prorrogação da data vale para todo o estado de São Paulo.
A Operação prevê um conjunto de medidas para a redução dos riscos de desastres, como vistorias preventivas e monitoramento de áreas de risco de enchentes. O objetivo dessas ações é minimizar as consequências das chuvas fortes e dos temporais típicos do verão – a estação mais quente do ano.
A ação inclui também o disparo de alertas de condições meteorológicas para a população por meio de mensagens de texto, relevantes para que as pessoas se protejam com antecedência em caso de raios e temporais.
“Os alertas são um mecanismo preventivo para a população. Assim que o cidadão recebe a mensagem, ele tem como procurar um local seguro em caso de raio e de chuva forte, evitando assim algum desastre que possa acontecer em função de um temporal”, ressaltou o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. Os casos de ocorrências relacionadas a chuvas, raios e enchentes, podem ser informados à Defesa Civil pelo telefone 199, que atende 24 horas.
O cidadão pode se cadastrar no Sistema de Alerta da Defesa Civil, que envia mensagens de texto com recomendações e avisos sobre chuva, raios e temporais. O serviço é gratuito.
Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199 colocando o CEP da residência no assunto da mensagem. Em Campinas, cerca de 100 mil pessoas são cadastradas neste sistema. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campinas)