16 de maio de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Frente fria trará temporais e Operação Verão é prorrogada

A Operação Verão começou em dezembro e terminaria em março

Redação Por Redação
25 de março de 2021
em Manchete
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Defesa Civil em ação em Campinas. Frente fria que chega  em abril, levou coordenadores a prorrogarem medidas de prevenção de desastres. Foto: Divulgação \ PMC

Defesa Civil em ação em Campinas. Frente fria que chega em abril, levou coordenadores a prorrogarem medidas de prevenção de desastres. Foto: Divulgação \ PMC

Prevista para terminar no final de março, a Operação Verão da Defesa Civil foi prorrogada até o dia 15 de abril. A decisão foi tomada em conjunto pelos coordenadores de Defesa Civil estaduais, em razão da previsão de entrada de uma frente fria no começo do próximo mês, o que pode acarretar fortes chuvas em todas as regiões. Em razão disso, os coordenadores decidiram manter as ações preventivas de desastres. A Operação Verão teve início em 1º de dezembro de 2020 e se encerraria no final deste mês. A prorrogação da data vale para todo o estado de São Paulo.

A Operação prevê um conjunto de medidas para a redução dos riscos de desastres, como vistorias preventivas e monitoramento de áreas de risco de enchentes. O objetivo dessas ações é minimizar as consequências das chuvas fortes e dos temporais típicos do verão – a estação mais quente do ano.

A ação inclui também o disparo de alertas de condições meteorológicas para a população por meio de mensagens de texto, relevantes para que as pessoas se protejam com antecedência em caso de raios e temporais.

“Os alertas são um mecanismo preventivo para a população. Assim que o cidadão recebe a mensagem, ele tem como procurar um local seguro em caso de raio e de chuva forte, evitando assim algum desastre que possa acontecer em função de um temporal”, ressaltou o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. Os casos de ocorrências relacionadas a chuvas, raios e enchentes, podem ser informados à Defesa Civil pelo telefone 199, que atende 24 horas.

O cidadão pode se cadastrar no Sistema de Alerta da Defesa Civil, que envia mensagens de texto com recomendações e avisos sobre chuva, raios e temporais. O serviço é gratuito.

Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199 colocando o CEP da residência no assunto da mensagem. Em Campinas, cerca de 100 mil pessoas são cadastradas neste sistema. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campinas)

Tags: CampinasHora Campinasmeio ambiente defesa civil
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

População com direito a voto tem até esta quarta-feira para emitir ou regularizar o título eleitoral - Foto: TSE

Eleitor tem até hoje para emitir, transferir e regularizar título

4 de maio de 2022
Consumidora campineira avalia se vai encarar o preço do pacote de arroz: mercado instável e inflação persistente Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Índice de Confiança tem melhor resultado na pandemia; mas cautela prevalece

23 de abril de 2022
Bolsonaro em uma de suas motociatas pelo País: presidente mandou recado para o TSE Foto: Agência Brasil/Arquivo

Bolsonaro ataca em Americana acordo entre TSE e WhatsApp

16 de abril de 2022
O número de autuações chegou a mais de 154 mil nos primeiros três meses do ano. Foto: Leandro Ferreira/ Hora Campinas

Número de autuações cai, mas receita com multa triplica no 1º trimestre

14 de abril de 2022
O passageiro do veículo deve usar cinto de segurança em qualquer situação, independente da distância. Foto: Pixahere/Divulgação

Falta de cinto já gerou 40 mil multas no estado este ano

6 de abril de 2022
Número de internações têm queda no Estado de São Paulo: oito semanas de redução - Foto: Divulgação

Internações por Covid-19 têm queda de 84% no Estado

30 de março de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Hortolândia realiza seis concursos para preencher 446 vagas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Jogador do Corinthians é preso suspeito de chamar atleta do Inter de “macaco”

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Unicamp decreta luto de 3 dias por estudante encontrada morta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Jornalista Luiz Sugimoto morre em Campinas aos 65 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ACL faz homenagem póstuma a acadêmicos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist