A campanha Novembro Azul do Grupo SOnHe chega neste ano com uma proposta que une informação e descontração. Um gol inflável promete atrair a atenção do público masculino e abrir espaço para um diálogo necessário sobre a prevenção do câncer de próstata. A ação integra o conjunto de iniciativas do grupo, que tem como missão levar informação de forma contínua e acessível à população, ocupando os espaços públicos e aproximando as pessoas dos temas ligados à oncologia.
A proposta do gol inflável é simples e simbólica: marcar um gol contra o preconceito e as crenças que afastam os homens do autocuidado. Entre elas, a ideia de que o exame de rastreio reduz a masculinidade ou de que a cirurgia da próstata compromete a função sexual.
“O SOnHe não apenas promove campanhas, mas também atua como agente transformador. Nossa missão é sensibilizar, levar informação e mudar comportamentos. A vergonha masculina não pode ser maior que o cuidado com a saúde”, afirma André Sasse, oncologista clínico e CEO do Grupo SOnHe, levando em consideração a realidade de Campinas, onde o câncer de próstata representa 30% de todos os tipos de câncer identificados na população masculina, e do Brasil.
O câncer de próstata é o tumor mais frequente entre os homens, depois dos de pele não melanoma. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam cerca de 71.730 novos casos por ano entre 2023 e 2025, com 15.841 mortes anuais. Mais de 75% dos diagnósticos ocorrem após os 65 anos, e a incidência é 50% maior em homens negros. Apesar disso, a detecção precoce permite que 8 em cada 10 pacientes sejam curados, um dado que reforça a importância da prevenção e da quebra de tabus.
André Sasse reforça ainda que a oncologia moderna oferece tratamentos cada vez menos invasivos, como a cirurgia robótica, que garantem maior precisão e melhor recuperação. “Quando mostramos que o tratamento não retira a masculinidade, mas devolve qualidade de vida, conseguimos romper barreiras e aproximar os homens do diagnóstico precoce”, destaca Sasse.
A informação é uma das principais ferramentas para a mudança de hábitos. Por esse motivo, o Grupo SonHe promove rotineiramente ações educativas, que sensibilizam a população e estimulam à reflexão. Em outubro, o programa Embaixadores do Exercício Físico espalhou a mensagem de que a prática regular de atividade física é aliada no tratamento do câncer de mama.
Agora, durante o mês de novembro, o gol inflável do Grupo SOnHe passará por diferentes espaços públicos da região, levando informação e promovendo o papo de homem, sempre reforçando o autocuidado e o incentivo à prática de atividade física. “Nosso objetivo é fazer oncologia também fora dos consultórios, para que possamos ajudar um número cada vez maior de pessoas”, finaliza André Sasse.
Programação Novembro Azul com o Gol Inflável:
Gol inflável no November Fest
Data: 08/11
Hora: das 12 horas às 20 horas
Local: Clube Cultura – Rodovia Heitor Penteado, km6 – Campinas/SP
Abertura oficial da campanha Novembro Azul pela Prefeitura de Indaiatuba
Data: 14/11
Hora: das 8 às 12 horas
Local: Paço Municipal de Indaiatuba – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 – Jardim Esplanada – Indaiatuba/SP
Gol inflável na Exposição de Carros Antigos
Data: 15/11
Hora: das 8 às 12 horas
Local: Av. Norte Sul, 1600 – Campinas/SP
Gol inflável na Rodoviária de Campinas
Data: 19/11
Hora: das 12 às 17 horas
Local: Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo – Rua Dr. Pereira Lima, s/n – Vila Industrial
Gol inflável no Encontro de Motos
Data: 22/11
Hora: das 10 às 14 horas
Local: Espaço Warrior – Av. Barão de Itapura, 2990 – Taquaral – Campinas/SP
Gol inflável no Encontro dos Republicanos
Data: 29/11
Hora: das 9 às 11 horas
Local: Auditório Anhanguera – Paço Municipal de Campinas – Av. Anchieta, 200 – Centro – Campinas /SP











