Terceiro colocado no Grupo D do Paulistão com oito pontos conquistados em oito rodadas, o Guarani visita o Santo André nesta segunda-feira (26), às 22h15, no Canindé, em São Paulo. Com apenas duas vitórias no Estadual, o Bugre vai à Capital em busca dos três pontos para assumir a vice-liderança da chave e manter o sonho da classificação para as quartas de final da competição.
Sem Bidu e Rodrigo Andrade, advertidos com o terceiro cartão amarelo no confronto com o Palmeiras, o técnico Allan Aal vai promover duas alterações na equipe. Na lateral-esquerda, Eliel está confirmado como titular, enquanto Índio superou a concorrência de Tony e volta ao meio-campo alviverde.
Contestado por alguns torcedores após a derrota na última sexta-feira (23), Mateus Ludke pode perder a vaga entre os 11 atletas que iniciam a partida. Éder Sciola, jogador da posição, e Pablo, atacante que pode atuar improvisado, são opções para assumir a titularidade.
Recuperado de indisposição clínica, o meia Régis treinou normalmente no final de semana, porém deve permanecer no banco de reservas após atuação de destaque de Andrigo no confronto com o Palmeiras.
Caso não aconteça mudanças de última hora, o Guarani deve entrar em campo na noite de hoje com Rafael Martins; Mateus Ludke (Éder Sciola), Romércio, Airton e Eliel; Bruno Silva, Índio e Andrigo; Davó, Júlio César e Bruno Sávio.
Como vem o Santo André?
Lanterna do Grupo A com seis pontos conquistados em sete rodadas, o Santo André tem apenas uma vitória no Paulistão e chega pressionado para o jogo de hoje. O time do ABC precisa dos três pontos para fugir do rebaixamento e manter as esperanças de chegar até as quartas de final do Estadual.
Na última rodada, o time de Paulo Roberto Santos foi ao Morumbi e acabou derrotado por 2 a 0 pelo São Paulo. O único triunfo do Ramalhão na competição aconteceu no dia 4 de março, quando derrotou a Ponte Preta por 1 a 0, no Moisés Lucarelli. A partida aconteceu antes da paralisação do campeonato em virtude da pandemia da Covid-19.
Tabu
No confronto de hoje, o Guarani desafia tabu de 39 anos sem vencer o Santo André, fora de casa. O último e único triunfo bugrino na casa do adversário aconteceu no dia 15 de setembro de 1982, quando a equipe comandada por José Teixeira derrotou o adversário por 2 a 1, no Estádio Bruno José Daniel.
Apesar do mando de jogo ser mando do time do ABC, a partida de hoje não acontece na casa do Santo André que passa por reformas. No Canindé, palco de confronto desta noite, o Alviverde conquistou os três pontos pela última vez no dia 2 de junho de 2006, quando venceu a Portuguesa por 1 a 0.
Desde então, a equipe campineira Alviverde acumula um empate e seis derrotas. O último revés aconteceu em 21 de março de 2018, em partida pela Série A2 do Campeonato Paulista, que terminou 2 a 1 para a Lusa.
No dia 2 de fevereiro de 2020, Guarani e Santo André se enfrentaram pela última vez, em partida disputada pelo Campeonato Paulista do ano passado, no Brinco de Oura da Princesa. Naquela noite, o Bugre venceu por 2 a 1, com gols de Rafael Costa e Bidu. Ramón descontou para o Ramalhão.