Para o presidente do Irã, Ebrahim Raissi, Israel “ultrapassou as linhas vermelhas” ao intensificar a sua ofensiva contra o Hamas na Faixa de Gaza. A atitude, disse, pode levar outras nações a agir também. “Os crimes do regime sionista ultrapassaram as linhas vermelhas, o que pode levar todos os outros a agir”, advertiu Raissi em mensagem publicada no X (antigo Twitter). “Washington pediu-nos para não fazermos nada, mas continua a dar um amplo apoio a Israel”, acrescentou.
Washington responsabilizou o Irã por alguns dos ataques contra as tropas americanas na Síria e no Iraque nos últimos dias, que feriram cerca de vinte soldados americanos.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, enviou “uma mensagem direta” ao líder supremo do Irã, Ayatollah Ali Khamenei, avisando-o contra novos ataques destes grupos.
“Os Estados Unidos conhecem muito bem as nossas capacidades militares” e “sabem que são impossíveis de derrotar”, avisou Raissi, na entrevista ao canal do Qatar.
Em entrevista ao canal Al Jazeera, Raissi afirmou que o Irã considera ser seu dever apoiar o “eixo da resistência”, que inclui grupos armados como o Hamas e o Hezbollah no Líbano.
O Irã é um apoiador do Hamas, que está em guerra com Israel desde 07 de outubro, data em que o movimento islamita lançou um ataque surpresa contra o sul do estado hebraico com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados, que fizeram 1.400 mortos e 230 reféns, segundo as autoridades israelitas.
Em represália, Israel realizado bombardeios incessantes na Faixa de Gaza.