Os casos positivos que estão sendo detectados na testagem em massa em Jaguariúna têm indicação para isolamento e acompanhamento dos agentes de saúde do município. O esforço da cidade para monitorar a incidência da doença começou nesta quinta-feira (15) e segue nesta sexta-feira (16). Dados preliminares divulgados pela Prefeitura de Jaguariúna apontam que das 5 mil pessoas que se submeteram ao exame de sangue, 110 moradores apresentaram resultado positivo. Esse jaguariunense recebe orientação para se isolar imediatamente e seguir as orientações de controle sanitário. Todos estavam assintomáticos. Jaguariúna tem pouco mais de 50 mil moradores.
De acordo com o prefeito Gustavo Reis (MDB), que tem usado as redes sociais para alertar e orientar a população, essa é uma estratégia para dimensionar a incidência da Covid-19 no Município e adotar as medidas sanitárias necessárias para evitar o alastramento da doença. O exame não é obrigatório. Faz quem desejar.
Comanda pela Secretaria Municipal de Saúde e com apoio de outras pastas da Administração e da Polícia Municipal, a ação acontece das 8h às 20h, no Parque Santa Maria e no Centro Cultural. O movimento tem sido intenso nos dois locais, com filas de carros.
Qualquer pessoa poderá ser testada, desde que seja morador de Jaguariúna. Para fazer o teste, a pessoa deve levar comprovante de residência, documento original com foto e o Cartão Cidadão. A testagem é feita no sistema tradicional e pelo drive-thru (em que as pessoas não precisam descer dos veículos).
Mais um ponto aberto
Devido à grande procura pela população, a Prefeitura de Jaguariúna abriu um terceiro ponto de testagem em massa para a Covid-19 nesta sexta-feira (16), segundo e último dia da ação. O novo local para a testagem é na Interclínicas da UniFAJ, no bairro Roseira de Baixo, que atende pelo sistema convencional (não drive-thru), das 9h às 18h. Os outros dois pontos de testagem, no Parque Santa Maria (convencional e drive-thru) e no estacionamento do Centro Cultural (apenas drive-thru), continuam a realizar os testes rápidos normalmente nesta sexta, até as 20h.