Líder do seu segmento com cerca de 70% do mercado e eleito nos últimos quatro anos o SUV médio com maior valor de revenda no território nacional, o Jeep Compass chega com mais performance, design, sofisticação e tecnologia. No ano em que a Jeep completa oito décadas desde que nasceu nos Estados Unidos, a marca aposta em inovações.
“O Compass mudou o mercado de SUVs e logo tornou-se referência entre os utilitários esportivos de médio porte. Em pouco tempo, o modelo conquistou a confiança e o coração do brasileiro e tornou-se líder da sua categoria com participação cada vez maior no mercado e em seu segmento. Assim, sua nova geração tem sido muito esperada. Prova disso foi o sucesso incrível da pré-venda da Série Especial 80 anos, que esgotou mil unidades em apenas 48 horas”, comenta Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil.
O modelo já teve mais de 240 mil unidades comercializadas no Brasil desde que começou a ser vendido por aqui, em 2016, com fabricação no Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE). Exportado para 16 países (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), o Compass já alcançou a produção de quase 280 mil carros em aproximadamente quatro anos e meio.
Com o maior torque e maior potência entre os propulsores flex produzidos no Brasil, além de baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissões de poluentes, o T270 estreia na gama Jeep no Novo Compass sempre integrado ao câmbio automático de seis velocidades. Com potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm, o propulsor faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro. Ele conta com taxa de compressão de 10,5:1, bloco de alumínio e injeção direta de combustível.
O T270 traz a terceira geração do MultiAir, que tem o controle das válvulas ainda mais flexível e com mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando mais se deseja desempenho do veículo. O sistema eletro-hidráulico MultiAir permite o controle flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.
Motor TD350 Turbo Diesel
Com 170 cv de potência e 350 Nm de torque, a nova versão do motor TD350 Turbo Diesel vem com uma grande antecipação do atendimento às normas do Proconve L7, previsto apenas para janeiro de 2022, reduzindo em 85% as emissões de óxido de Nitrogênio na natureza. Ele já traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, que reduz a emissão de gases poluentes. No motor TD350 a autonomia é de aproximadamente 10 mil km.
Vale dizer ainda que todas as versões Turbo Diesel do Novo Compass possuem sistema de tração 4×4 Jeep Active Drive Low e câmbio automático de nove velocidades com paddle shift que permite a troca de marchas pela borboleta no volante. Ainda trazem seletor de terrenos, que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos da forma mais adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.
Jeep Traction Control +
Uma das novidades entre as funções que virão de série na nova geração do Jeep Compass, o Jeep Traction Control + é um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele está disponível para todas as versões Turbo Flex. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF.
Modo de Condução Sport
Outra novidade do Novo Jeep Compass que vem de série em todas as versões Turbo Flex é o modo Sport. Ao ativar a tecla, o usuário seleciona uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas. Isso torna a resposta do acelerador mais ágil e a direção fica mais firme, proporcionando uma experiência de condução mais esportiva.
Novo design externo e interno
Externamente, o Novo Jeep Compass traz novidades no para-choque dianteiro, novas rodas para todas as versões, na lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia. Os novos faróis trazem ainda mais sofisticação ao conjunto óptico do Compass, com performance superior aos atuais bi-halógenos ou xênon, garantindo maior segurança ao dirigir à noite e maior vida útil (acima de 100.000 horas), reduzindo a necessidade de manutenção.
O Novo Compass está disponível nas novas cores Cinza Sting para Trailhawk e Série S e Cinza Granite para Sport, Limited, Longitude, 80 Anos e Trailhawk. Além dessas, também seguem como opções as cores Branco Polar, Prata Billet, Marrom Deep, Verde Recon, Preto Carbon e Azul Jazz.
Já quando o cliente entrar no Novo Compass perceberá ainda mais mudanças. São novidades: quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, volante, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1”, console central, painel de instrumentos e mais espaço para porta-objetos. Estão disponíveis três opções de cores para acabamento interno: Preto, Marrom Arizona e a nova Cinza Steel (esta última disponível para as versões Longitude e Série S).
Tecnologia
O Novo Compass traz a nova central multimídia com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Com tela de 10,1” Full HD presente em praticamente em todas as versões (exceto na Sport), ainda apresenta navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio. Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect, que na versão Plus que traz todos os features já apresentados no Renegade.
Novas funções de direção autônoma
Não há outro veículo fabricado no Brasil com tantos recursos disponíveis de direção autônoma, como o controle de velocidade adaptativo (ACC), o alerta de colisão com frenagem automática (FCW), o alerta de mudança de faixa (LDW), o Park Assist e o farol alto automático (AHB). Na nova geração do SUV médio da Jeep três novas funções foram incluídas de fábrica na Série S e como opcional nas versões Limited e Trailhawk, deixando o modelo ainda mais tecnológico.
O Novo Jeep Compass vem agora com uma função que é muito útil para quem está com as mãos carregadas para encher o porta-malas. Basta que o motorista movimente o pé por baixo do para-choque traseiro, o sensor detecta sua presença e aciona o sistema. Então, a luz de freio vai piscar e, aproximadamente um segundo depois, o porta-malas abrirá automaticamente. Para fechar, é só realizar o mesmo movimento.
Frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas: fornece ao motorista aviso e capacidade de frenagem do veículo para evitar uma colisão iminente com um pedestre, ciclista ou motociclista.
Detector de fadiga do motorista: baseado na análise constante do comportamento da direção, ele avisa o condutor em caso de alto risco de adormecer. O sistema funciona coletando dados durante a rodagem (enquanto o veículo estiver entre 60 e 160 km/h) para definir o comportamento de direção considerado normal. Após 15 minutos, começa a comparação com o padrão para verificar se há algum desvio em relação aos dados anteriores coletados. Se algum problema for detectado, um aviso visual e outro sonoro são emitidos por um minuto ou até o motorista pressionar o botão OK no volante. Caso a sonolência detectada persista, os avisos serão emitidos novamente.
Reconhecimento de placas: por meio da câmera frontal, o sistema reconhece as placas de velocidade nas vias e informa o motorista através do painel de instrumentos. Além disso, emite alarme visual e sonoro caso o veículo esteja acima do limite de velocidade detectado.
Conheça as versões do Novo Jeep Compass
O SUV médio da Jeep amplia a sua gama de versões, com duas novidades: a Série Especial 80 Anos e a já conhecida Série S, que agora recebe o novo motor T270 Turbo Flex. No total são nove versões do Novo Compass, com duas possibilidades de motorização e dois câmbios, com uma ampla faixa de preços, que atende às demandas mais diversas.
Veja abaixo os preços sugeridos da gama completa de versões do Novo Jeep Compass.
Valores para o estado de São Paulo:
- Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 144.647
- Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 160.146
- Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 – R$ 168.412
- Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 – R$ 182.878
- Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 – R$ 194.244
- Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 203.630
- Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 211.900
- Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 224.304
- Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 224.304