30 de junho de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Kit Covid “era estratégia para redução de custos”, diz advogada à CPI

Bruna Morato diz a senadores que Prevent escondeu kit de pacientes e familiares

Redação Por Redação
28 de setembro de 2021
em Geral
Tempo de leitura: 4 mins
A A
A advogada Bruna Morato - que representa médicos que trabalhavam rede de hospitais e plano de saúde Prevent Senior. Foto: Senado Federal

A advogada Bruna Morato - que representa médicos que trabalhavam rede de hospitais e plano de saúde Prevent Senior. Foto: Senado Federal

A CPI da Covid instalada no Senado Federal, está ouvindo nesta terça-feira (28), a advogada Bruna Morato – que representa médicos que trabalhavam rede de hospitais e plano de saúde Prevent Senior, que é acusada por ocultação de mortes por covid-19, pressão para prescrever remédios sem eficácia contra o coronavírus e fraude de prontuários. Veja os principais trechos do depoimento da advoga até aqui.

 

Medicamentos eram dados a todos os pacientes internados, diz advogada

Bruna Morato afirmou que o “kit covid” inicialmente era composto por dois medicamentos (hidroxicloroquina e azitromicina). Segundo ela, itens foram acrescentados ao longo do tempo, até que se chegou a um conjunto de oito medicamentos, incluindo vitaminas e suplementos proteicos.

Após intervenção de Otto Alencar (PSD-BA) a respeito do uso de remédio para câncer de próstata (flutamida), a advogada esclareceu que esse medicamento não estava no “kit covid”, mas era administrado para todos os pacientes internados por coronavírus.

“Medicamentos como a flutamida ou o que eles chamavam de tratamentos via nanopartículas também foram usados de forma experimental”.

 

Kit covid ‘era estratégia para redução de custos’, diz advogada

Bruna Morato disse que a prescrição do “kit covid” era uma estratégia da Prevent Senior para evitar a internação de pacientes nos hospitais da rede e reduzir custos. Ela foi questionada sobre o tema por Renan Calheiros (MDB-AL).

“Não é nem uma questão interpretativa. É uma constatação. As mensagens de texto disponibilizadas à CPI mostram que a Prevent Senior não tinha a quantidade de leitos necessários de UTI e, por isso, orientava o “tratamento precoce”. É muito mais barato você disponibilizar um conjunto de medicamentos aos pacientes, do que fazer a internação desses pacientes. Era uma estratégia para redução de custos”, afirmou.

 

Prevent escondeu riscos de kit a pacientes e familiares, diz advogada

Bruna Morato disse que um dos diretores da Prevent Senior, identificado como Felipe Cavalca, encaminhou mensagens em que orientava médicos do plano de saúde a não informar a pacientes e familiares sobre os riscos do tratamento com o “kit covid”. Ainda segundo a advogada, os usuários “foram ludibriados” para assinar termos de consentimento para a realização de estudos sobre os medicamentos ineficazes.

“O paciente idoso é extremamente vulnerável. Eles não sabiam que seriam feitos de cobaia. Eles sabiam que iriam receber medicamentos. Isso são coisas diferentes. Quando chegava para retirar o medicamento, era passada a seguinte informação: “para retirar essa medicação, o senhor precisa assinar aqui”. Eles não tinham ciência de que esse “assina aqui” era o termo de consentimento”, disse Bruna.

Segundo advogada, foi feito ‘pacto’ com governo para uso da cloroquina
Bruna Morato citou os nomes que vinham assessorando o governo federal e o papel de cada um: Anthony Wong, toxicologista, era responsável por desenvolver um “conjunto medicamentoso atóxico”; Nise Yamaguchi, especialista em imunologia, disseminaria informações sobre resposta imunológica; e Paolo Zanotto, virologista, falaria sobre o vírus de forma mais abrangente. A Prevent Senior fez um “pacto” para colaborar com essas pessoas.

“A economia não podia parar e eles tinham que conceder esperança para as pessoas saíssem para as ruas. E a esperança tinha um nome: era “hidroxicloroquina”, afirmou.

 

 

Prevent aliou-se a ‘médicos alinhados com Ministério da Economia’

Segundo a advogada Bruna Morato, no início da pandemia o diretor da Prevent Pedro Batista Jr. tentou se aproximar do então ministro da Saúde,  Luiz Henrique Mandetta, que havia criticado a empresa após várias mortes por covid-19 no hospital Sancta Maggiore, em São Paulo.

Sem êxito na aproximação com Mandetta, a Prevent teria fechado uma “aliança” com um grupo de médicos que assessoravam o governo federal, “totalmente alinhados com o Ministério da Economia”.

“Existia um interesse do Ministério da Economia para que o país não parasse. Existia um plano para que as pessoas pudessem sair às ruas sem medo”, denunciou Bruna, que ressalvou nunca ter ouvido o nome do ministro Paulo Guedes nas conversas.

 

 

Advogada diz que pacientes recebiam kit com manual de instrução

A advogada Bruna Morato afirmou que os kits de “tratamento precoce” da Prevent Senior eram fornecidos em pacotes fechados e lacrados, com manual de instruções.

“Quando o médico queria tirar algum medicamento, ainda que ele riscasse na receita, o paciente recebia o kit completo. O médico tinha que riscar, porque inclusive a receita também estava pronta”.

 

 

Médico não tinha autonomia para tirar remédio e pedir exame, diz advogada

Bruna Morato disse que os médicos da Prevent Senior não tinham autonomia para retirar medicamentos do kit covid ou pedir exames para os pacientes. Segundo a advogada, a empresa punia com demissão os profissionais que descumprissem a orientação de prescrever o conjunto de medicamentos sem eficácia.

“Não existia autorização para fazer determinados exames. Se prescrevia hidroxicloroquina sem a realização do eletrocardiograma. Existia a dispensação de ivermectina, e o médico não tinha autonomia para retirar esse item. Os médicos eram orientados à prescrição do kit, que vinha num pacote fechado e lacrado. Quando o médico queria tirar algum item, ainda que ele riscasse na receita, o paciente recebia completo. A receita também já estava pronta”, afirmou Bruna Morato.

Ela lembrou que a maior parte dos clientes da operadora é de idosos, o que torna a prescrição do kit covid ainda mais perigoso.

“A Prevent Senior é um plano em que a faixa etária média é de 68 anos. Os pacientes que utilizavam esses kits já tinham muitas vezes comorbidades associadas. O conjunto de medicamentos, apesar de ser ineficaz, se tornava potencialmente letal para aquela população”, disse a advogada.
(Agência Senado)

Tags: CampinasCPI CovidHora Campinaskit CovidPrevent SeniorSenado federal
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

O dólar comercial terminou esta quinta-feira (30) vendido a R$ 5,235. Foto: Pixabay/Divulgação

Dólar registra a maior alta mensal desde março de 2020

30 de junho de 2022
Pedro Guimarães pediu demissão após um site noticioso publicar, na quarta-feira (28) à noite, acusações de funcionárias do banco - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Caixa diz que Corregedoria investiga denúncias de assédio

30 de junho de 2022
Receita Federal: pagamento hoje das restituições do segundo lote - Foto: Arquivo

Receita paga hoje restituições do segundo lote do IR 2022

30 de junho de 2022
Com a greve dos ônibus, trens e metrôs estiveram superlotados em São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Justiça julga greve abusiva e determina volta imediata dos ônibus em SP

29 de junho de 2022
Imagens da agressão viralizaram nas redes sociais: procurador foi preso e agora virou réu - Foto: Reprodução/redes sociais

Agressor de procuradora vira réu por tentativa de feminicídio

29 de junho de 2022
Greve foi aprovada por unanimidade em assembleia dos trabalhadores na tarde de ontem - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Motoristas e cobradores de ônibus de SP voltam a fazer greve

29 de junho de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Novos equipamentos flagraram motorista a 110km/h na John Boyd Dunlop. Foto: Divulgação

    Quatro novos radares da John Boyd estão em operação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Academias de Campinas dão adeus a Fernando Antonio Abrahão e Dalton Tóffoli Tavolaro

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Hotel Vacance, em Águas de Lindoia, vai a leilão nesta quinta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Assalto no shopping D. Pedro: veja fotos e vídeos da correria

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Polícia Federal realiza operação contra fraude do INSS em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist