20 de outubro de 2021
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS

Portal Hora Campinas chega ao mercado com jornalismo 100% digital

Plataforma multimídia de notícias será conduzida por startup de jornalistas independentes, focada em conteúdo ágil, dinâmico, versátil e plural

Os internautas de Campinas e região passarão a contar a partir de março de 2021 com uma plataforma multimídia de notícias, um projeto 100% digital voltado ao jornalismo profissional e independente. O Hora Campinas chega com o objetivo de qualificar o conteúdo noticioso disponível, oferecendo um portfólio amplo e versátil de informações.

Quem visitar o portal www.horacampinas.com.br encontrará um ambiente dinâmico, concebido para facilitar a navegação, estruturado de forma organizada e dividido por editorias, canais e seções. A plataforma traz ferramentas modernas de interação e uma linguagem técnica fácil e atraente.

O essencial, que é a produção jornalística feita com rigor, ética e independência, está no DNA da equipe que lidera o projeto Hora Campinas. O portal está sob a responsabilidade de quatro jornalistas experientes, com alta reputação no mercado. São eles Marcelo Pereira, Maria José Basso, Tote Nunes e Laine Turati.

Os quatro profissionais têm amplo conhecimento dos fundamentos editoriais e um histórico de boas gestões na coordenação de equipes. O quarteto passou por todas as etapas do processo de formação jornalística, ocupando funções na reportagem, na edição e nas chefias de redações. O grupo também construiu ao longo de suas trajetórias o alicerce dos bons relacionamentos, seja com leitores, colaboradores (internos e externos), parceiros e representantes da sociedade civil.

Liderança executiva

Caberá ao jornalista Marcelo Pereira a coordenação executiva do projeto e o relacionamento com o mercado, além das atribuições inerentes ao conteúdo jornalístico do portal. Formado pela PUC-Campinas, Pereira é especializado em Jornalismo de Qualidade e em Jornalismo Latino-americano. Escritor e editorialista, o jornalista é habilitado em fact-checking pelo Knight Center for Journalism in the Americas. Teve longeva carreira no Correio Popular, onde ficou por 28 anos, dos quais duas décadas como editor-executivo. Tem experiência em gestão, coordenação de equipes e comunicação institucional. No projeto Hora Campinas será o editor-chefe. “O avanço da tecnologia tornou inexorável a migração dos conteúdos jornalísticos para as versões digitais. Nosso projeto converge plataforma multimídia com jornalismo de qualidade”, observa Marcelo Pereira. “É extremamente gratificante ter a oportunidade de trabalhar num projeto escalável, que tem horizontes de crescimento e foco total nas boas práticas de nossa profissão”, finaliza.  

Curadoria editorial

Jornalista formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e especialista em produção de conteúdo, a jornalista Maria José Basso será uma das responsáveis pela supervisão editorial do portal. A jornalista se encarregará ainda da missão de zelar por uma área estratégica, o elo com leitores e colaboradores, ajudando no processo vital de manter a temperatura ética do veículo de comunicação. Maria José Basso foi editora no Correio Popular e tem experiência em publicações especializadas nos segmentos de Economia e Negócios, Opinião, Saúde, Inovação e Tecnologia. Pós-graduada em marketing, atuou também no atendimento corporativo e assessoria de comunicação, além de ter desenvolvido projetos de relevância para as mídias impressa e digital. “O jornalismo precisa de zeladoria, sobretudo num ambiente de proliferação das fake news”, lembra Maria José Basso, a Jô. “Vamos ajudar nossos leitores e seguidores a compreender a dinâmica dos fatos, com equilíbrio e bom senso”, complementa.

Coordenação produtiva

Jornalista formado pela PUC-Campinas, Tote Nunes será o responsável pela coordenação produtiva com base em sua ampla experiência na chefia de equipes. Criterioso e rigoroso, o profissional gerenciará a pauta do veículo, além de coordenar o noticiário político. “Participar de um projeto que pretende produzir informação relevante para a cidade, com qualidade editorial e a agilidade dos meios eletrônicos, é extremamente animador”, salienta Nunes. “Num período como o que vivemos, em que o País está dividido e polarizado, ter informação confiável é essencial. E é justamente isso que o Hora Campinas se propõe. Informar de forma clara, objetiva, isenta e independente”, acrescenta. Tote Nunes trabalhou por 11 anos na Agência Estado, agência de notícias do Estadão Conteúdo, em São Paulo, atuou no jornal Metro/Campinas (Grupo Bandeirantes) e teve três passagens pelo Correio Popular, onde foi repórter, editor e chefe de reportagem.

Gerenciamento noticioso

Também formada pela PUC-Campinas, Laine Turati desempenhará, entre outras funções, a importante tarefa de supervisão editorial da plataforma. Num jornal impresso, essa tarefa é atrelada ao fechamento. Mas num ambiente multimídia, com atualização em tempo real, a função é ainda mais exigente, com visão estratégica do conjunto noticioso e agilidade para postar a informação, com qualidade, no menor tempo possível. Laine Turati trabalhou por mais de três décadas no jornal Correio Popular, como repórter e editora, nas editorias de Esportes e Cidades. A jornalista tem experiência em atendimento corporativo, assessoria de comunicação e publicações segmentadas, além de desenvolver estratégias e campanhas de mídia. “Após três décadas de trabalho no jornalismo impresso, focar no meio digital é se adequar à contemporaneidade da informação. A agilidade e a rapidez da transferência de notícias serão mescladas com o profissionalismo e a experiência dos jornalistas envolvidos nesse trabalho que tanto nos orgulha”, observa Laine. “O Hora Campinas chega com propostas bem claras de transparência, independência e informação de qualidade. Prioridades de todos os que defendem e priorizam a verdade dos fatos”, reforça.

Talento, olhar apurado e juventude

O time de produtores de conteúdo do portal Hora Campinas alia juventude, talento e um aguçado olhar para a cena cotidiana. Trata-se de um grupo com sólido conhecimento das plataformas digitais, incluindo redes sociais, além de disposição e competência para enxergar a notícia. Formam o time de repórteres Eduardo Martins, Francisco Lima e Gustavo Magnusson. O grupo produzirá o conteúdo não só em texto, mas também na linguagem multimídia. Será a grande força motora das boas histórias e das reportagens especiais, além da cobertura cotidiana.

Fotografia

A produção fotográfica regional e a seleção das imagens do portal estarão sob a responsabilidade do editor Leandro Ferreira. O fotojornalista se dedica à área há 26 anos. Passou por diversos veículos como Diário do Povo, Correio Popular, revista Metrópole e Notícia Já, além de integrar equipes de agências de notícias. Entre as grandes coberturas mundiais estão a Copa de 2014 no Brasil e a visita do papa Bento XVI ao País, em 2007. Além de percepção aguçada para clicar autoridades e celebridades, é conhecido por seu faro noticioso e pelo olhar social. 

Colunistas

Como o portal Hora Campinas é um projeto escalável, assim como é uma startup, haverá várias etapas de expansão. Na primeira fase, que inclui o lançamento, o time de colunistas é formado por oito nomes de reconhecida competência, parte deles com vivência em redações, jovens ou mais maduros.

São eles Carlos Brickmann, Kátia Camargo, Fábio Toledo, Janete Trevisani, Daniela Nucci, João Nunes, Thiago Pontes e Zeza Amaral. Cada um em sua área, discorrerão sobre temas contemporâneos e históricos, com a autoridade de quem construiu os pilares da boa reflexão e da criticidade ao longo de suas trajetórias. Haverá espaço para temas de tendências e comportamento.  

Num segundo momento, novos colunistas se juntarão ao time. As colunas refletirão as opiniões de seus autores, com ampla liberdade e respeito pela pluralidade e troca de ideias. O Hora Campinas nasce com o conceito de total tolerância.

Tecnologia e linguagem multitalento

A plataforma do portal Hora Campinas foi criada sob demanda, em projeto desenvolvido para as necessidades técnicas e editoriais do grupo fundador. Todo o ecossistema tem a assinatura da agência Farnesi Digital, de Campinas, que utilizou a temática dos portais jornalísticos mais conceituados internacionalmente para estruturar visualmente as páginas virtuais. “É um projeto que valoriza o conteúdo jornalístico, com arquitetura moderna, fontes que facilitam a leitura e recursos técnicos que potencializam a interação”, afirma Carlos Farnesi, responsável pelo projeto. A identidade visual do Hora Campinas foi desenvolvida por Gabriel Basso Pereira, aluno da Universidade Estadual de Campinas. Coube a Pedro Basso Pereira, também estudante da Unicamp, a criação da vinheta que embala os vídeos. O portal contará ainda com recurso Dark para as versões desktop e celular entre 18h e 6h. Trata-se de um modo no qual a tela fica escura, sendo uma ferramenta bastante usada pelos mais jovens, inclusive. 

Seções, editorias, serviço e história

O portal Hora Campinas terá um olhar especial para as informações de utilidade pública. Além dos tradicionais espaços de Tempo, Trânsito e Telefones Úteis, o portal publicará a seção de Falecimentos. 

Quem acessar o www.horacampinas.com.br também encontrará espaços do universo Pet, Veículos e Turismo, além de produção fotográfica regular das cenas urbanas e rurais de Campinas e região. Uma seção especial levará o nome de Memória, sob a responsabilidade da jornalista Janete Trevisani. 

Os botões principais da plataforma estão assim divididos: Cidade e Região; Arte & Lazer; Opinião; Últimas; Esportes; Geral e Internacional. Vale lembrar que Guarani e Ponte terão canais exclusivos. O noticiário esportivo trará também informações regulares dos grandes paulistas, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. O portal terá um canal especial para a política e seus bastidores, com ênfase na cobertura da Administração Pública campineira e da Câmara Municipal, formada por 33 vereadores.

Opinião dos leitores

Os internautas terão um espaço fixo e valorizado para manifestar as suas opiniões. O Hora Campinas está abrindo uma tribuna para manifestações de seus seguidores, respeitando critérios editoriais como argumentação sólida e bom senso. O portal fará a curadoria desse espaço. Haverá um e-mail específico para o envio dos comentários. O internauta pode enviar seu comentário por meio de vídeo de até 1 minuto.

Agências de notícias

O portal Hora Campinas também terá canais para o noticiário econômico, internacional, geral e para a política nacional. Para isso, contará com os serviços da Agência BrasilFotos Públicas e outros canais de divulgação profissional.

Patrocínio e financiamento

A plataforma multimídia chega ao mercado de Campinas e região contando com patrocinadores. Trata-se de empresas privadas, com operações na RMC e outras partes do País. São financiadores que apostaram no projeto e que valorizam o jornalismo profissional. O Hora Campinas está preparado, técnica e editorialmente, para acolher ainda campanhas publicitárias de órgãos públicos por meio de seus múltiplos espaços, seja na home ou nas páginas internas do portal.

Além da receita publicitária do universo digital, o Hora Campinas abriu um espaço para apoio mensal ou colaboração única. A ideia é que seguidores e outros parceiros possam manter o projeto inovador desta startup. 

Esse canal permite que o valor investido possa resultar em melhorias contínuas na própria plataforma, melhorando a navegabilidade, ampliando o alcance e tornando o portal ainda mais funcional e dinâmico. Esse canal de valorização é transparente e seguro.

A soma dos valores depositados será atualizada mensalmente para que o apoiador possa acompanhar essa forma de financiamento, chamada em inglês como crowdfunding. Para colaborar, basta preencher um cadastro no rodapé do portal. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail [email protected]  

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist