Quem não conhece um amigo ou mesmo familiar que tem receio de fazer o exame anual da próstata? Diversas campanhas vêm justamente alertando e relembrando que esse medo precisa ser derrubado. Afinal, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a previsão é que, até 2022, o Brasil registre cerca de 65 mil novos casos da doença.
Culturalmente, por falta de informações sobre o assunto ou mesmo por brincadeiras, o exame acaba gerando um tabu entre o público masculino. As campanhas são importantes para promover cada vez mais debates e conscientização sobre a doença e incentivar o público a buscar atendimento. O diagnóstico precoce é muito eficiente, com possibilidade de cura de 95% dos pacientes que identificam a doença no estágio inicial.
Segundo dados do INCA, a cada dez homens diagnosticados, nove tem mais de 55 anos. No entanto, especialistas recomendam que os exames de rotina comecem a partir dos 45 anos. Aos poucos, é importante que os homens entendam a importância de fazer esses exames. Os sintomas podem não se manifestar, mas é possível ficar atento a alguns sinais como dificuldade de urinar, demora entre começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato da urina e necessidade de urinar mais vezes por dia ou noite.
É fundamental ter consciência em relação à saúde e ao autocuidado, mas também é muito importante associar a prevenção com uma cobertura que apoie em caso de doenças mais graves.
É fundamental, por exemplo, um seguro de vida que inclua em sua cobertura o câncer de próstata. Desta forma, o segurado recebe o valor contratado para custear as despesas com o tratamento.
Além do seguro de vida, ter um plano de saúde com ampla cobertura é essencial para um diagnóstico precoce com a realização de exames preventivos como o PSA, teste sanguíneo simples feito em laboratório. Mediante o quadro apontado pelo exame de toque e o PSA, o médico pode ampliar a análise e solicitar a realização de biópsia.
Outra doença silenciosa e que conta com uma campanha mundial, é o diabetes. Segundo dados da 10ª Edição do Atlas de Diabetes da IDF (sigla em inglês para Federação Internacional do Diabetes), quase metade dos adultos que apresentam diabetes (240 milhões de pessoas) desconhece o diagnóstico. Atualmente, já contabilizamos aproximadamente 537 milhões de adultos convivendo com diabetes em todo o mundo, o que representa uma a cada 10 pessoas. No Brasil, os dados são semelhantes ao que vem sendo observado no restante do mundo: cerca de 10% da população portadora de diabetes, com a maioria destes (90%) apresentando o diabetes tipo 2. Diante das estatísticas, prevenir é a melhor – e a mais eficiente – maneira de combater a doença.
Para investir em prevenção, busque um bom plano de saúde. No mercado, há uma infinidade de planos voltados tanto para pessoas físicas, como jurídicas, mas é preciso estar atento para escolher o que melhor pode trazer qualidade de vida.
Vale observar, por exemplo, se contam com atendimento psicológico on-line, além de assistência por meio de plataformas e de serviço de telemedicina ou, para os casos de pronto atendimento, por videochamada. Assim, é possível solicitar orientações médicas a qualquer hora do dia, com mais agilidade e sem precisar sair de casa.
Em tempos de pandemia, às vezes, sair de casa para ir a um pronto socorro pode ser mais arriscado do que ser atendido em casa com toda a segurança. Os auxílios e recursos tecnológicos são cada vez mais importantes para o melhor atendimento. Portanto, ao investir em prevenção, autocuidado e planejando bem os riscos, é possível passar por essas situações sem precisar se expor sem necessidade.
Walmando Fernandes, administrador de empresas e MBA em gestão empresarial, é Head da Porto Seguro na região de Campinas