28 de junho de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Maternidade completa 108 anos de olho no futuro

Instituição é referência em atendimento às mulheres e recém-nascidos

Francisco Lima Neto Por Francisco Lima Neto
12 de outubro de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Bustos dos fundadores José Barbosa de Barros,  Francisco Betim Paes Leme e Thomaz Alves: história centenária Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Bustos dos fundadores José Barbosa de Barros, Francisco Betim Paes Leme e Thomaz Alves: história centenária Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

A Maternidade de Campinas completa 108 anos nesta terça-feira (12), como referência regional no atendimento às mulheres e recém-nascidos. A história é celebrada com o olhar voltado para o futuro, com foco em tecnologia e diversificação do atendimento. O hospital é filantrópico e reconhecido como a maior maternidade do Interior do Brasil em número de partos, sendo referência nacional em atendimento materno-infantil e modelo regional no atendimento à saúde da mulher.

De acordo com a direção, a instituição vem utilizando a excelência de seu atendimento médico-hospitalar e de suas instalações para ampliar, gradativamente, o atendimento para consultas e procedimentos cirúrgicos em diversas especialidades, além dos relacionados à ginecologia e obstetrícia, e não mais restrito àquelas direcionadas exclusivamente ao público feminino.

 

Prédio da Maternidade de Campinas se sobressai na região da Orosimbo Maia: ícone de gerações Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

“A diversificação no atendimento é necessária para manter a filantropia em ginecologia e obstetrícia, considerando que realiza aproximadamente 1.900 internações mensais e cerca de 750 partos por mês, sendo 60% pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, informa a instituição, em nota.

Tem gente que desconhece, mas o Hospital Maternidade de Campinas não atende apenas o público feminino.

A instituição está preparada e equipada para realizar procedimentos cirúrgicos das mais variadas complexidades, para ambos os gêneros, como por exemplo, cirurgias plásticas, bariátricas, oncológicas, urológicas, e otorrino.
Dos 40 leitos de sua Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, por exemplo, 22 são oferecidos para a rede pública.

O corpo clínico conta com 642 médicos e 910 funcionários registrados.

Com todos esses números, a Maternidade tem ligação direta com a cidade e com a população, já que quase todo mundo nasceu ou conhece alguém que nasceu ou tenha sido atendido na Maternidade.

Parto adequado

Ao longo dos anos, a Maternidade de Campinas também vem se adequando a novos modelos de assistência médica. Um deles é o Programa Parto Adequado (PPA), uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, Hospital Israelita Albert Einstein e com o Institute for Healthcare Improvement (IHI) – para a redução do número de cesáreas desnecessárias e a melhoria no atendimento às gestantes e aos bebês.

Essa proposta mudou o modelo assistencial, qualificando a atenção ao parto e ao nascimento para reduzir as intervenções cirúrgicas desnecessárias e, com isso, reverter os indicadores que transformaram o Brasil no País campeão de cesáreas.

Para promover as mudanças, a Maternidade efetuou adequações de recursos humanos e da ambiência hospitalar para a incorporação de equipe multiprofissional; capacitou os profissionais para ampliar a segurança na realização do parto normal; promoveu o engajamento do corpo clínico, da equipe e das próprias gestantes, além de rever as práticas relacionadas ao atendimento das mães e dos bebês, desde o pré-natal até o pós-parto.

 

Casal é atendido na recepção: leque vai muito além da obstetrícia Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Aprimoramento

Marcos Miele, presidente do hospital, garante que a população sempre poderá contar com o aprimoramento da Maternidade. “A cidade de Campinas e sua população podem esperar da maternidade sempre um aprimoramento tecnológico, condizente com seu nome. Ela sempre procura as principais tecnologias, as principais inovações para manter o atendimento materno-infantil vigente. Tem a principal UTI Neonatal de toda a macrorregião de Campinas, com atendimento de excelência para todos os recém-nascidos prematuros. O aprimoramento sempre foi de ponta e vai continuar sendo”, garante.

 

Hospital Maternidade de Campinas: pandemia impacto finanças Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Filantropia

Para manter a sua filantropia, o Hospital Maternidade de Campinas depende dos repasses do SUS, da saúde suplementar (convênios) e dos atendimentos particulares. No entanto, com a pandemia, a direção aponta que não está sendo possível compor as receitas e fazer frente às despesas crescentes: como referência para atendimento às gestantes com Covid-19, o hospital teve de suspender por meses as cirurgias eletivas, só retomadas em agosto e de forma gradativa.

O hospital tem solicitado a ajuda da comunidade e de instituições para ajudar a compor suas receitas e contado com as doações voluntárias feitas por cerca de 200 médicos associados.

A diretoria da Maternidade de Campinas, vale lembrar, exerce trabalho voluntário na administração do hospital, não recebendo qualquer remuneração pela dedicação.

Contribuições podem ser feitas via depósito, TED ou transferência. Banco Itaú | Ag: 1026
Conta Corrente 03979-0. CNPJ: 46.043.980/0001-00.

História

O Hospital Maternidade de Campinas surgiu sob a iniciativa de Thomaz Alves, José Barbosa de Barros, Francisco Betin Paes Leme, Celso Silveira Rezende, Mário Gatti, Antonio Pompeu de Camargo, Armando Rocha Brito, entre outros, para que as gestantes carentes pudessem ter um local para serem assistidas.

Em 1910, a Câmara Municipal presidida por Álvares Lobo, votou e aprovou um terreno de 2.688 m2 na Avenida Andrade Neves. Em 1911, era lançada a pedra fundamental e a construção iniciada. Em 12 de outubro de 1913, data oficial da fundação do Hospital Maternidade de Campinas, os organizadores então procederam a Assembleia Geral para aprovação dos Estatutos Sociais da Entidade.

 

A Maternidade em 1936, ainda na Avenida Andrade Neves Foto: Arquivo

 

A Maternidade funcionou na Avenida Andrade Neves até 1965. Em 1950 houve a decisão da construção de um novo prédio, na Avenida Orosimbo Maia, que foi inaugurado 15 anos depois, em 19 de dezembro de 1965. Na mesma época, o hospital contribuiu com a Unicamp, abrindo as portas para que ela funcionasse provisoriamente em suas dependências.

 

Funcionários e funcionárias reunidos no último dia de atendimento na sede antiga Foto: Arquivo

O Hospital Maternidade de Campinas é reconhecido como de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, cumprindo até hoje o seu fiel compromisso de atendimento à população.

Tags: CampinasHistóriaMaternidade de CampinasMemóriapatrimôniosaúdesus
CompartilheCompartilheEnviar
Francisco Lima Neto

Francisco Lima Neto

Notícias Relacionadas

A Polícia Federal em Campinas: envolvidos, segundo a PF, responderão pelos crimes de contrabando e associação criminosa Foto: Arquivo

PF faz operação contra quadrilha e empresa de contrabando de cigarros

28 de junho de 2022
Túmulo de Maria Jandira integra o trajeto do passeio - Foto: Divulgação/PMC

Projeto ‘O que te Assombra?’ promove dois passeios em Campinas

28 de junho de 2022
Cursos gratuitos do Instituto Anelo: inscrições abertas a partir do dia 04 de julho - Foto: Marlon Rissatto/Divulgação

Instituto Anelo abre mais de 100 vagas em cursos para segundo semestre

28 de junho de 2022
Para quem quiser participar das corridas, o valor inclui o aluguel do kart e os principais equipamentos de segurança- Foto: Divulgação/Photorace/Fernando Camargo

Kartódromo em Paulínia abre temporada para férias de julho

28 de junho de 2022
Câmara de Campinas faz reunião extraordinária para votar reajuste de servidores públicos - Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara de Campinas

Câmara vota nesta quarta-feira reajuste dos servidores públicos

28 de junho de 2022
Fachada da unidade: instalações foram concebidas para atender a um grande fluxo de pacientes com surdez profunda e candidatos à reabilitação por Implante Coclear Foto: Antoninho Perri/Unicamp/Divulgação

Campinas inaugura hospital de excelência para cirurgias de cabeça e pescoço na Unicamp

28 de junho de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Com submetralhadoras em posição de tiro, policiais vasculham corredor do Shopping D. Pedro: noite de tensão e medo em Campinas Foto: redes sociais/reprodução

    Assalto no shopping D. Pedro: veja fotos e vídeos da correria

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas inaugura hospital de excelência para cirurgias de cabeça e pescoço na Unicamp

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Academias de Campinas dão adeus a Fernando Antonio Abrahão e Dalton Tóffoli Tavolaro

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Assalto dentro do Shopping D. Pedro provoca pânico e correria entre clientes

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Registro de Câncer de Base Populacional de Campinas na IARC – por Carmino de Souza e Juliana Natívio

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist