18 de maio de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Mutirão aprova implantação de novas unidades e de lotes

Estimativa é que processos parados representem R$ 3 bilhões em potencial de venda

Redação Por Redação
26 de abril de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Vista aérea da região do Terminal Ouro Verde, em Campinas: mutirão para atendimento da população. Foto: Carlos Bassan/PMC

Vista aérea da região do Terminal Ouro Verde, em Campinas: mutirão para atendimento da população. Foto: Carlos Bassan/PMC

Um mutirão realizado na Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) para reduzir o estoque de processos parados de novas obras e regularizações, aprovou, entre janeiro e março deste ano, a implantação de 101 unidades comerciais, 3.602 unidades residenciais e 4.490 lotes em Campinas. A estimativa é que esses empreendimentos irão gerar um valor potencial de venda de mais de R$ 3 bilhões.

As aprovações já provocam impactos positivos nas atividades relacionadas à construção civil, especialmente em tempo de crise enfrentada pela pandemia. “Além de grandes geradoras de emprego, elas também propiciam mais recursos aos cofres públicos”, disse o secretário de Planejamento e Urbanismo, Renato Mesquita.

O estoque parado somava 2.855 processos entre novas obras e regularização unifamiliar, comércio de pequeno porte, habitação multifamiliar vertical, comércio de grande porte, habitação multifamiliar horizontal, reforma e demolição. Entre eles, pelo menos 300 aguardavam manifestação dos interessados.

Nesse trimestre, a Seplurb também concluiu a análise de 20 protocolos de cadastramento de glebas, sendo 16 na área urbana e quatro na Zona de Expansão Urbana. O cadastramento consiste na emissão da Certidão de Diretrizes Urbanísticas (CDU) pela Seplurb. Neste documento o empreendedor tem acesso às diretrizes viárias, ambientais, uso e ocupação do solo da gleba o que permite desenvolver o projeto de parcelamento do solo ou a elaboração de projeto do empreendimento.

Para o prefeito Dário Saadi, o resultado obtido nos primeiros 100 dias da gestão mostra que o governo está no caminho certo, com a adoção de medidas de desburocratização na aprovação de empreendimentos na cidade. “Facilitar a vida dos empreendedores para que possamos atrair investimentos é um passo importante para a geração de empregos na cidade, especialmente no setor da construção civil, que movimenta uma extensa cadeia produtiva”, afirmou.

Para a redução de estoques de protocolos que dependiam de análises técnicas, a Seplurb redistribui alguns funcionários para trabalhar em sistema de mutirão. Eles foram instruídos e algumas premissas de análises foram definidas, para padronizar as solicitações técnicas.  Nesse período, a Seplurb garantiu que o contribuinte continuasse tendo acesso aos serviços prestados pela secretaria.

Uma das mudanças implementadas no período foi transferência da Coordenadoria de Parcelamento do Solo (CPS) do Departamento de Urbanismo (DUOS) para o Departamento de Planejamento (Deplan) para compatibilizar todas as diretrizes urbanísticas e ambientais junto à equipe que analisa loteamentos.

Outra alteração importante no processo de aprovação de loteamento foi que a Aprovação Prévia passou a ser emitida mesmo necessitando retificar a matrícula, que será exigida para a aprovação final, antes da publicação do decreto de aprovação. Para isso, o interessado deverá assinar o termo de compromisso, se comprometendo a retificar a matrícula.

CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

Policias prenderam o suspeito pelo crime no início da tarde desta quarta-feira. Foto: Divulgação

Polícia prende suspeito de matar estudante da Unicamp

18 de maio de 2022
A temperatura máxima registrada em Campinas nesta quarta foi de 13,2°C. Fotos: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Campinas não tinha um mês de maio tão gelado desde 2003

18 de maio de 2022
Semana do Brincar: cosplay de personagens da série de filmes Star Wars estarão na Torre do Castelo - Foto: Divulgação/PMC

Star Wars na Torre do Castelo abre ações da Semana do Brincar

18 de maio de 2022
Cursos de programação e Robótica no Sesi são voltados a crianças e adolescentes até 15 anos - Foto: Divulgação

Sesi de Campinas e de Americana abrem inscrições para cursos gratuitos

18 de maio de 2022
Foto: Reprodução

Centro Boldrini realiza bazar para celebrar retorno de voluntários

18 de maio de 2022
8º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas: evento vai reunir amantes do hobby - Fotos: Divulgação

Estação Cultura recebe no sábado 8º Encontro de Ferromodelismo

18 de maio de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Hortolândia realiza seis concursos para preencher 446 vagas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Estudante é enterrada sob comoção; suspeito é procurado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Unicamp decreta luto de 3 dias por estudante encontrada morta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • CPFL abre vagas para curso gratuito de eletricista em Campinas e região

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Jogador do Corinthians é preso suspeito de chamar atleta do Inter de “macaco”

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist