Paisagens Latino-Americanas é o tema do próximo concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas que será realizado no sábado (9), às 20h, no Teatro Municipal Castro Mendes. Para reger foi convidado o maestro Anderson Alves. Haverá também a participação dos solistas André Micheletti, violoncelo; e Samuel Lima, violino.
O programa será composto por obras de Astor Piazzolla e Radamés Gnatalli. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro ou pelo site www.teatrocastromendes.com.br nos valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
A apresentação também celebra os 45 anos do Hospital PUC-Campinas.
Para este concerto a peça escolhida para a abertura é “As Quatro Estações Portenhas”, de Piazzolla, dividida em quatro movimentos que fazem referência às estações do ano em Buenos Aires. A obra é frequentemente considerada um contraponto contemporâneo à célebre “Quatro Estações” de Vivaldi. Em seguida, o concerto será finalizado com a Sinfonia Popular, de Radamés Gnatalli, compositor que navegou entre a música erudita e popular no Brasil.
Anderson Alves
Nascido no Rio de Janeiro, maestro, pianista e compositor, ele iniciou sua carreira de regente à frente de diferentes grupos vocais e instrumentais, com os quais criou espetáculos, escreveu composições, realizou gravações e tournées internacionais.
Como compositor, tem obras para diversas formações, entre elas: Divertimento para Trio (parte do CD “Novos Ventos” do Trio Capitu); Fantasia para Orquestra Sinfônica, Suíte Pixinguinha, Canções Lunares para oboé e piano (obra composta por encomenda do oboísta americano William Wielgus da National Symphony Orchestra – EUA).
É maestro e diretor musical do Coro de Câmara Carioca, regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense, e maestro da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
André Micheletti
Natural de Piracicaba, Micheletti tem duplo doutorado pela Indiana University em violoncelo e violoncelo barroco sob a orientação de Helga Winold, Nigel North e Stanley Ritchie, tendo aulas particulares e master classes com Janos Starker.
É mestre em violoncelo e Pedagogia do violoncelo pela Northwestern University em Chicago, sob orientação de Hans Jörgen Jensen, e Bacharel em violoncelo pela Unicamp, sob orientação de Antonio Lauro del Claro.
Samuel Lima
Natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 9 anos de idade. Entre as instituições onde se formou, destacam-se a Escola Municipal de Música de São Paulo e a Escola de Comunicações e Artes da USP, onde estudou violino, música de câmara e regência.
Foi solista e spalla em várias orquestras, incluindo a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, a Orquestra de Câmara de Campinas, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, a Sinfônica de Sorocaba e a Orquestra Sinfônica de Santo André. Além disso, participou de festivais de música no Brasil e no exterior, com destaque para o Festival de Campos do Jordão, e para eventos na Bélgica e na Alemanha, como a Sommermusikakademie Hundisburg, atuando com a Orquestra Internacional de Berlim.
Atualmente, é membro da Orquestra Sinfônica de Campinas, onde exerce o cargo de chefe de naipe dos segundos violinos. Também é spalla e professor da Orquestra Jovem do Interior, além de integrar o Quarteto D’Arcos e o Quinteto de Cordas de Campinas. É regente e professor da Orquestra de Cordas do projeto Cidadão Musical de Paulínia. Atualmente, cursa pedagogia e licenciatura em música pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).
Serviço:
Concerto Paisagens Latino-Americanas
Data: 9 de novembro
Horário: 20h
Local: Teatro Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial
Ingressos: Bilheteria do Teatro Castro Mendes ou www.teatrocastromendes.com.br