Sob ameaça de rebaixamento, mas ao mesmo tempo com aspirações de classificação, Ponte Preta e Água Santa se enfrentam pela segunda vez na história na noite deste sábado (5), às 20h30, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. O duelo marca a estreia do técnico Hélio dos Anjos diante da torcida pontepretana no Majestoso.
No único confronto até hoje entre as duas equipes, a Ponte Preta aplicou goleada por 7 a 2 sobre o Água Santa, com quatro gols do atacante Wellington Paulista, no Majestoso, pelo Paulistão de 2016.
Lanterna do Grupo D, com oito pontos, a Macaca não vence há cinco jogos – quatro derrotas e um empate – e aparece na 13ª colocação geral do campeonato, com a mesma pontuação da Inter de Limeira, primeira equipe fora da zona de rebaixamento, mas uma vitória a mais.
A Ponte Preta vem de três jogos consecutivos como visitante e volta a atuar diante de seu torcedor após mais de duas semanas. O último jogo da equipe no Majestoso aconteceu no dia 16 de fevereiro: derrota por 1 a 0 para o Botafogo.
Depois disso, veio a derrota por 3 a 0 para o Guarani no Dérbi 202, no Brinco de Ouro, que provocou a demissão do técnico Gilson Kleina. Para piorar a situação, logo na sequência, a Macaca perdeu por 1 a 0 para o Cascavel, no Paraná, e foi eliminada ainda na primeira fase da Copa do Brasil, aumentando o momento de crise.
Com a chegada do novo técnico Hélio dos Anjos, o time deu o primeiro sinal de reação ao empatar fora de casa em 1 a 1 com o Mirassol, o mesmo que eliminou o Grêmio da Copa do Brasil durante a semana.
Em caso de vitória sobre o Água Santa, a Ponte Preta dormirá dentro da zona de classificação às quartas de final, em caso de tropeços de Santo André (2º) e Santos (3º), que somam 10 pontos e também entram em campo hoje – o Ramalhão recebe o Ituano, às 20h30, enquanto o Peixe visita a Ferroviária mais cedo, às 18h30. Já uma derrota pode fazer a Macaca terminar a rodada na degola, se houver um simples empate entre Inter de Limeira e Novorizontino no domingo (6).
Adversário desta noite, o Água Santa abre a zona de rebaixamento, com sete pontos, mas uma vitória coloca a equipe na vice-liderança provisória do Grupo A, ultrapassando Guarani e Inter de Limeira. A equipe de Diadema perdeu os últimos três jogos no campeonato e demitiu o técnico Sérgio Guedes, ex-goleiro e treinador da Ponte Preta. A demissão aconteceu na última terça-feira (1º), após derrota por 2 a 1 para o São Paulo, na segunda-feira (28).
Artilheiro do Campeonato Paulista, com seis gols, o atacante Lucca é dúvida para o duelo contra o Água Santa.
Lucca sentiu dores na coxa direita e precisou ser substituído no segundo tempo do duelo contra o Mirassol, na estreia de Hélio dos Anjos, no último sábado (26). Se Lucca não puder jogar, Niltinho deve ser escalado ao lado de Ribamar no ataque pontepretano.
“A gente está bastante focado para fazer um grande jogo e dar uma resposta para a nossa torcida. Trabalhamos bastante nesta primeira semana cheia que pegamos. Deu para o professor implementar o trabalho dele e treinar bem a parte ofensiva. Com certeza, vamos colocar em prática. É uma decisão”, destacou o meia Fessin, titular em todos os 10 jogos da Ponte Preta em 2022.
No miolo da defesa, em razão do desfalque do zagueiro Fabrício, que sentiu um problema físico durante a semana, Dedé deve retornar à equipe após mais de um mês sem atuar. O experiente defensor de 33 anos disputou apenas o segundo jogo da equipe na temporada, o empate em 2 a 2 com a Inter de Limeira, no dia 29 de janeiro, quando saiu machucado com uma lesão na coxa esquerda.
Autor do belo cruzamento para o gol de Lucca no empate com o Mirassol, o lateral-direito Norberto deve começar jogando na vaga de Kevin, que por sua vez deve ser deslocado de forma improvisada para o lado esquerdo, no lugar de Jean Carlos.
Confira a provável escalação da Ponte Preta para o duelo contra o Água Santa:
Ygor Vinhas; Norberto, Thiago Lopes, Dedé e Kevin; Léo Santos, Léo Naldi, Matheus Anjos e Fessin; Niltinho (Lucca) e Ribamar. Técnico: Hélio dos Anjos.











