Reginaldo Pupo
Da @travelforlifebr
Um dos mais tradicionais meios de hospedagem de Espírito Santo do Pinhal, município localizado no interior paulista, a 98km de Campinas, a Pousada Famiglia Barthô é uma volta ao túnel do tempo. Afinal, funciona em uma fazenda que desde 1842 produz café 100% arábica. Toda produção é exportada e algumas sacas são reservadas para servir na pousada e para venda aos hóspedes.
O negócio cafeeiro, que neste ano completou 182 anos, foi passando de pai para filhos, netos e bisnetos e atualmente está em sua oitava geração. Já a produção de vinhos é mais recente, começou em 2019 e ao menos 1.200 garrafas com o rótulo Famiglia Barthô são comercializadas anualmente, graças ao vinhedo com cerca de 1,5 mil pés de uva da variedade Syrah.
Já a pousada iniciou suas operações em 1989 e recebe os hóspedes em suas 13 suítes localizadas na sede principal, nos cinco apartamentos e em dois chalés privativos com vista para os vinhedos.
Toda a área, de cerca de 30 alqueires, ainda conta com três museus que remontam diversas épocas vivenciadas pelo empreendimento desde sua existência e pela própria cidade.

Apesar de todo o tamanho disponível, o empreendimento não pretende ampliar o número de leitos. “Recebemos entre 50 a 60 hóspedes por final de semana e queremos manter este mesmo número para manter a qualidade do atendimento, evitando, por exemplo, filas para o café da manhã”, explica Mário Bartolomei, um dos proprietários da fazenda.
A novidade da pousada é o Wine Bar, que funciona na Cave Barthô e aberta ao público que procura um local aconchegante e romântico com som ambiente de piano bar.
Os pratos são elaborados para jantar ou petiscar harmonizando com mais de 70 rótulos de vinhos de inverno de 12 vinícolas da região. O espaço funciona às sextas e sábados, a partir das 17h.
A decoração do ambiente mistura o rústico ao sofisticado, proporcionando uma atmosfera aconchegante, que leva os apreciadores a se sentarem sem pressa para degustar a carta de vinhos. As opções do cardápio podem ser conferidas clicando aqui.

A pousada
A Pousada Famiglia Barthô é um lugar ideal para que quer descansar. São várias salas de estar convidativas para uma boa leitura, relaxar ou apreciar um bom vinho. Os ambientes são rústicos, assim como o mobiliário e a decoração.
Na área externa os hóspedes podem apreciar o cair da tarde no fireplace, uma lareira ao ar livre para curtir degustando um bom vinho acompanhado de uma tábua de queijos. Para quem prefere um ambiente mais quentinho também existe uma lareira tradicional na sala principal. A pousada é toda abastecida por uma fonte própria de água mineral.

São quatro categorias de hospedagens: Standart, Superior, Luxo e Chalés do Vinhedo, que como o próprio nome sugere, ficam situados de frente para o vinhedo. Na Standart as suítes têm capacidade para até quatro pessoas e são equipadas com cama box queen e camas de solteiro, ar climatizado, TV de led e frigobar.
Já as suítes da categoria Superior são equipadas como as Standart, mas possuem quartos duplos, triplos, quádruplos e quíntuplos.
Duas delas têm entrada externa para hóspedes com pets. A única suíte Luxo possui ar climatizado quente ou frio, chuveiro duplo, pia dupla, secador de cabelos, banheira de hidromassagem, frigobar e lareira.
Já os dois Chalés do Vinhedo possuem sala com sofá cama, TV Sky, WI FI fibra, cozinha com micro-ondas, cafeteira e geladeira, quarto com cama de casal e possibilidade de cama extra de solteiro e banheiro finamente decorado.

Museus e visitas guiadas
Um dos atrativos disponíveis dentro da pousada são os três museus com centenas de objetos que foram utilizados ao longo dos 182 anos de existência da fazenda cafeeira. Dois deles são a Casa do Pioneiro e o Museu do Café.

Neles os hóspedes podem conhecer rodas d´água, utensílios, apetrechos para a fabricação de farinha de mandioca, tachos, fogões à lenha, pilões, quadros que contam a trajetória da família, carros de boi, entre outros. O espaço é aberto também a visitação de alunos das escolas da região.
Os hóspedes também podem realizar uma visita guiada ao cafezal da fazenda, onde poderão acompanhar todo o processo de produção do café. Também há uma trilha, de fácil caminhada, que passa pelas plantações de café.











