A Black Friday deste ano será em 28 de novembro, mas há estabelecimentos que já anteciparam e estão realizando um “esquenta” de promoções.
Para orientar os consumidores, o Procon Campinas preparou um informativo com orientações para o período.
As informações estão disponíveis no link: https://procon.campinas.sp.gov.br/informativo-black-friday-11
Entre as dicas estão:
⇒ Verificar se o produto pretendido está na promoção;
⇒ Comparar os preços em diferentes lojas e sites;
⇒ Checar valores de frete, se houver, e o prazo de entrega;
⇒ Verificar se o estabelecimento oferece política de troca (possibilidade de trocar o produto por cor, tamanho etc.), já que não é obrigatório;
Ao realizar compras pela internet, é fundamental ter cuidado com links recebidos por redes sociais ou e-mails promocionais.
Recomenda-se acessar diretamente o site oficial da loja, digitando o endereço no navegador, para verificar a autenticidade das ofertas, detalha ainda o Procon.
Outra dica do órgão de proteção ao consumidor é, antes de realizar as compras, fazer a captura de telas veiculadas com a publicidade do produto em oferta, para se resguardar de eventuais problemas.
“As pessoas têm uma expectativa grande com a Black Friday, mas é preciso ter calma, pesquisar e ter certeza de que se trata de uma boa compra”, explica Paulo Giglio, diretor do Procon Campinas.
Giglio orienta ainda que no caso de compras pela internet, o consumidor deve se certificar de que o site utiliza um sistema seguro de pagamento.
“Ao fazer o cadastro no site, crie senhas difíceis e, na hora do pagamento, gere um cartão virtual, se seu banco oferecer essa opção, pois a compra se torna mais segura”, completa.
Outra dica importante é verificar os dados do fornecedor antes da compra on-line e fazer uma captura de tela contendo o nome empresarial, CNPJ, endereço físico e eletrônico.
Trocas
A política de troca da loja também é um ponto que deve ser observado, caso o estabelecimento ofereça essa possibilidade, uma vez que o Código de Defesa do Consumidor não obriga a troca por motivo de cor ou tamanho.
A loja que optar por oferecer essa facilidade deve informar claramente ao consumidor qual é o prazo para a realização da troca e quais são as condições exigidas — como, por exemplo, a manutenção da etiqueta no produto
O consumidor que realizou compras à distância (internet ou telefone) tem 7 dias, a contar da assinatura do contrato ou do recebimento do produto, para cancelar ou desistir da aquisição.
Reclamações e denúncias podem ser feitas pelo telefone 151, nos postos presenciais ou pelo site: https://procon.campinas.sp.gov.br/.











