A multinacional brasileira CI&T, em conjunto com o Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e clientes da companhia, anunciaram o lançamento do Cognitive LAB, programa voltado a analisar de forma rápida e automática grandes volumes de conversas (voz e texto) de consumidores/clientes. O objetivo é desenvolver soluções digitais de inteligência artificial para melhorar a qualidade e assertividade em operações como atendimento a clientes (call centers/customer care), vendas, cobrança, entre outros.
Segundo a empresa, o Cognitive LAB explorará trabalhos do estado da arte na literatura científica, combinando ferramentas existentes e propostas novas e originais de soluções para análise semântica e inferência sobre diálogos em linguagem natural. Objetiva-se aprimorar o poder de análise e resolução da solução computacional com base em técnicas de processamento da língua Portuguesa.
“Estamos muito felizes em anunciar o nascimento do C-LAB junto com o Instituto de Computação da Unicamp. Acredito muito na cooperação entre Universidades e Empresas, como forma de alavancar benefícios para a sociedade, acelerando ciclos de aprendizado e inovação. Em particular, é uma honra trabalhar com o IC, de onde nasceu a própria CI&T, há 26 anos”, celebra César Gon, Founder e CEO da CI&T, e Unicamp Alumni.
Do IC/Unicamp participará um time de pesquisa com professores, bolsistas incluindo mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. A equipe estará dedicada a superar desafios sobre a análise semântica de diálogos em língua portuguesa. “Desafios atuais da Sociedade e da Computação exigem parcerias público privadas para avançarmos em pesquisas e soluções que façam sentido às partes interessadas. Este projeto com a CI&T é um ótimo exemplo nessa direção. Estamos motivados com os potenciais benefícios na formação dos alunos e nos resultados científicos e tecnológicos inovadores que podem ser gerados no projeto”, complementa o Prof. Julio Cesar dos Reis, coordenador do Projeto no IC/Unicamp.