A Sanasa, empresa de economia mista responsável pelo saneamento em Campinas, foi uma das empresas a ganhar o “Troféu Transparência 2024” durante a divulgação do 28º Prêmio Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), instituição com 56 anos de atuação no cenário corporativo. A divulgação do resultado ocorreu na última quinta-feira (15) e a cerimônia de premiação está marcada para outubro.
O prêmio busca incentivar as empresas a serem cada vez mais transparentes em suas demonstrações financeiras para que os investidores obtenham informações de qualidade. Para a Anefac “a empresa se destacou em meio a uma lista de empresas altamente qualificadas. Este prêmio celebra suas realizações e fortalece a confiança e a credibilidade que vocês inspiram na comunidade empresarial e na sociedade”.
Entre uma lista de 30 empresas altamente qualificadas, a Sanasa se destacou na categoria “Empresas com receita líquida de até R$ 5 bilhões”.
Os critérios de avaliação levam em conta a qualidade e grau das informações contidas nas demonstrações financeiras e notas explicativas; a transparência das informações prestadas; a clareza do Relatório da Administração e sua consistência com as informações divulgadas; aderência integral às Normas Contábeis; não apresentar modificações (ressalvas) no relatório dos auditores independentes; clareza do balanço e a divulgação de aspectos relevantes, mesmo que não exigidos legalmente, mas importantes para o negócio, como Ebitda, valor econômico agregado, balanço social, ESG, destaques aos ativos intelectuais, efeitos contábeis da inflação, dentre outros.
O prêmio dado pela Anefac é mais um que a Sanasa ganha neste ano e se soma às premiações já anunciadas, como o PNQS (Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento), concedido pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária); ao Ranking Nacional do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, que colocou Campinas em 1º lugar no saneamento nacional, dentre as cidades com mais de 500 mil habitantes, recebendo nota 10 em todos os quesitos avaliados, e o ACERTAR, reconhecimento conjunto do Ministério das Cidades e da Agência Reguladora ARES-PCJ que é concedido a empresas cujas informações passam por auditoria e certificação desses órgãos.
“É um sinal de reconhecimento do trabalho de toda a comunidade Sanasa e do nosso compromisso com a transparência das informações que disponibilizamos à sociedade”, afirma o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.