A Secretaria de Saúde realiza um mutirão neste sábado, 29 de junho, para atualizar cadastros de pacientes no SUS Municipal durante a 1ª Marcha Trans de Campinas. O trabalho ocorre na concentração do evento no Largo do Pará, Centro, das 12h às 15h, com objetivo de preencher prontuários com nome social, orientação sexual e identidade de gênero.
A ação especial terá ainda orientações para inclusão do nome social na Receita Federal e Cartão SUS e explicações sobre o funcionamento do Ambulatório Transcender, centro de referência para assistência integral à saúde da população transexual em Campinas.
A mobilização inclui também a distribuição de materiais informativos sobre os cadastros, além de 4,3 mil preservativos externos, 4 mil sachês de lubrificantes e camisetas alusivas à testagem para HIV e sífilis que foram fornecidos pelo Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais de Campinas.
“A inclusão de dados como identidade de gênero e orientação sexual são muito importantes para o atendimento em saúde. A última versão do prontuário eletrônico ampliou a utilização desses campos, sendo obrigatório o preenchimento do campo ‘deseja informar’, o que antes não era necessário”, explicou Mariana Rossi Avelar, coordenadora da área técnica da Saúde Mental em Campinas.
Ambulatório Transcender
A unidade foi criada pela Prefeitura em 2020, funciona no Centro de Saúde (CS) Santos Dumont, região do Jardim Itatinga, e atende pessoas transexuais, travestis e não binárias. A equipe multidisciplinar reúne profissionais de diferentes especialidades que contribuem para o acolhimento especializado em processo trans na rede pública.
Em 2023, a Secretaria de Saúde registrou 2.970 atendimentos, crescimento de 11% sobre os 2.675 contabilizados no ano anterior. Os serviços oferecidos são acompanhamento clínico, acompanhamento pré e pós-operatório e hormonioterapia.
O atendimento no Ambulatório Transcender ocorre mediante encaminhamento. Por isso, a pessoa precisa, inicialmente, procurar pelo centro de saúde de referência e solicitar:
♦ Atualização do Cartão Nacional de Saúde. Caso faça uso de nome social, é importante realizar a inclusão no cartão.
♦ Agendamento de consulta no Ambulatório Transcender. Pode ser realizado por qualquer profissional de nível superior via sistema Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), e na sequência é necessário aguardar o retorno do CS com o ticket de agendamento, impresso com data, horário e local do atendimento.
O Ambulatório Transcender, assim como o CS Santos Dumont, está na Rua José Pinto da Silva, 81, Jardim Itatinga. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Mais informações estão disponíveis pelo telefone (19) 3225-7145 ou e-mail [email protected]. A Saúde de Campinas também promove espaços de educação permanente em toda a rede municipal com propósito de garantir o acolhimento em sua especificidade de forma humanizada.