O mês de setembro é marcado pelo “Setembro Vermelho”, um período de conscientização sobre as doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no país. Segundo o Ministério da Saúde, elas correspondem a 30% dos óbitos no Brasil, o que equivale a 400 mil mortes por ano.
Em 2023, a Sociedade Brasileira de Cardiologia estimou, por meio de seu Cardiômetro, ferramenta que considera cálculos estatísticos e dados oficiais de óbitos, que mais de 264 mil mortes foram ligadas a essas doenças.
Conheça abaixo as principais doenças do coração:
1. Doença Arterial Coronariana (DAC): é a principal causa de morte por doença do coração. A DAC ocorre quando as artérias que abastecem o sangue ao coração ficam obstruídas por placas de gordura e cálcio, impedindo o fluxo sanguíneo.
Sintomas: dor no peito, falta de ar, dor no braço esquerdo e sensação de cansaço.
2. Acidente Vascular Cerebral (AVC): é um tipo de derrame cerebral que ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro é bloqueado ou rompido.
Sintomas: dor de cabeça súbita e severa, fraqueza ou falta de controle nos membros, perda de visão, dificuldade para falar ou compreender.
3. Insuficiência Cardíaca (IC): é uma condição em que o coração não é capaz de bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.
Sintomas: falta de ar, inchaço nos membros, dor no peito, fadiga, falta de apetite.
Fatores de Risco
A idade avançada, histórico familiar de doenças do coração, tabagismo, hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade, sedentarismo e estresse são alguns dos fatores de risco.
Prevenção
A prevenção é a melhor forma de combater as doenças do coração. Aqui vão algumas dicas: realize atividades físicas regularmente, mantenha um peso saudável, reduza o consumo de gorduras saturadas e colesterol, controle a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue, evite o tabagismo e o consumo de drogas, reduza o estresse e pratique atividades de relaxamento.
Com a conscientização, prevenção e controle, podemos reduzir o risco de morte e melhorar a qualidade de vida.
É fundamental que as pessoas tenham conhecimento dos fatores de risco e dos sintomas das doenças cardiovasculares, para que assim possam procurar ajuda médica precocemente em caso de necessidade.
Hugo Pazianotto é assessor médico em cardiologia do Laboratório DMS Burnier; Médico Cardiologista e Ecocardiografista com Título de Especialista em Cardiologia e em Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia; Coordenador da Unidade Cardiológica do Hospital Vera Cruz de Campinas; e Membro da Diretoria da SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) – Regional Campinas.