O SindusCon-SP celebrou no último dia 8 de setembro seus 90 anos e sua história está ligada ao desenvolvimento da construção e do País nos séculos 20 e 21. A entidade consagrou-se como representante e interlocutora das empresas do setor que, com suas obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura, contribui para o crescimento econômico, a geração de empregos, e a sustentabilidade ambiental nacional.
Ao longo de sua longa existência, o SindusCon-SP protagonizou inúmeras ações em favor da capacitação e do fortalecimento das construtoras e trabalhou com sucesso para a elaboração de políticas públicas que beneficiaram a sociedade, o Estado e o setor.
O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo.
Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.
De acordo com Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, “a entidade sempre se destacou por unir a tradição na responsabilidade de representar um setor tão importante como a construção, com a inovação contínua que hoje se traduz em obras que atendem às necessidades das famílias adquirentes, do poder público e dos investidores”.
O diretor da Regional Campinas do SindusCon-SP, Marcio Benvenutti, afirma que a entidade atua na região desde 17 de maio de 1996 e tem procurado somar esforços, apoiando as ações dos gestores públicos no desenvolvimento sustentável em toda a área de sua abrangência.
“A Regional tem atuado com sugestões para aprimorar e agilizar alguns aspectos da legislação de projetos habitacionais. Também apoiamos as empresas associadas, na parceria com outras entidades na capacitação e formação de profissionais para suprir a crescente evolução do setor da construção civil”, acrescenta.
Nas suas nove décadas de existência, o SindusCon-SP atuou pelo fortalecimento das empresas associadas em diversas áreas como produtividade, industrialização, sustentabilidade, gestão, responsabilidade social, saúde e segurança do trabalho, bem como trabalhou pelo desenvolvimento nacional, com propostas e ações visando políticas públicas que conduzam ao desenvolvimento sustentável do País etc.
A entidade notabilizou-se ao participar ativamente da elaboração de políticas públicas, como o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Atua fortemente em questões relevantes como a reforma tributária e a redução das emissões de carbono, bem como em temas estaduais e municipais, como a agilização das aprovações de empreendimentos imobiliários e a atualização dos Planos Diretores.