O Iguatemi S.A, administradora do Iguatemi Campinas e do Galleria Shopping, uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do Brasil, fechou a compra de 23,08% da Etiqueta Única, maior e-commerce do Brasil que intermedeia a venda de peças de luxo second hand.
O grupo pagou R$ 27 milhões e a transação garante a opção de compra para controlar toda a operação em até três anos.
Atualmente, a Etiqueta Única é considerada a maior plataforma on-line de luxo especializada em economia colaborativa e circular da América Latina, além de ter um crescimento médio de 40% ao ano. Desde a sua expansão, a empresa conta com mais de 600 marcas nacionais e internacionais em seu portfólio, além de 65 mil produtos autenticados, com marcas de luxo icônicas e desejadas como Gucci, Chanel e Louis Vuitton.
A Etiqueta Única conta com um modelo de negócio full service, que além da intermediação de produtos é responsável pela coleta, autenticação, higienização, precificação, cadastro, venda, entrega e pós-venda.
Segundo Cristina Betts, presidente do grupo Iguatemi, existe uma grande sinergia entre a plataforma on-line com a base de clientes Iguatemi. De acordo com Cristina, além de estar alinhada aos objetivos de negócio da Iguatemi e tratar-se de um player em plena ascensão, a Etiqueta Única sempre apresentou lucro desde a sua inauguração em 2013, e em 2022 vai dobrar o GMV (do inglês Gross Merchandise Volume, uma métrica que se aplica ao varejo on-line) atual, e com esse novo investimento pretende triplicar o GMV nos próximos anos.
Ainda mais numa era em que a venda do mercado second hand de luxo tem apresentado um crescimento quatro vezes maior que o mercado de luxo regular e a estimativa é que até 2025 quase 30% do mercado de luxo global se dará por meio dos canais digitais.
De acordo com a consultoria alemã Statista, no ano passado, o mercado de segunda mão movimentou globalmente 36 bilhões de dólares, e a projeção é que chegue a 77 bilhões de dólares em 2025.
Daniela Nucci é jornalista – [email protected]