O mercado brasileiro deve ganhar no segundo trimestre o Volkswagen Taos, que reforçará a família de SUVs da marca. Junto com o Nivus, T‑Cross e Tiguan Allspace, o Taos faz parte da maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen. O modelo chega para ser a nova referência no segmento de utilitários esportivos médios, em termos de segurança, desempenho, conectividade e espaço interno. A expectativa é que o preço de partida do Taos gire em torno dos R$ 140 mil.
O Taos é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen na fábrica de General Pacheco, na Argentina. O projeto foi um desenvolvimento conjunto da Volkswagen América do Sul e da América do Norte – o modelo está sendo produzido também na fábrica de Puebla, no México, para abastecer o México e, em breve, nos Estados e no Canadá. No mercado brasileiro, o Taos vai ocupar o posto de SUV médio premium , entre o T‑Cross, SUV compacto mais vendido do Brasil em 2020, e o Tiguan, o SUV mais vendido da Europa.
O Taos foi desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB. Isso significa que tem na estrutura materiais de alta tecnologia, que reduzem o peso total. Resultado: o Taos pesa apenas 1,420 kg, mais leve que os SUVs médios. Isso, aliado ao motor 250 TSI (150 cv e 25,5 kgfm), traz boa relação peso/torque entre os concorrentes diretos, com 55,69 kg/kgfm. E com o torque máximo disponível em uma ampla faixa, de 1.500 a 4.000 rpm, ou seja, o Taos faz ultrapassagens mais rápidas e seguras.
O Taos acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h.
O motor 1,4L TSI, fabricado na planta de São Carlos, interior de São Paulo, é o mais premiado da história do Motor Internacional do Ano, por conciliar excelente desempenho e baixo consumo de combustível. Esse motor traz bloco e cabeçote de alumínio, turbocompressor de baixa inércia, injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro, duplo circuito de arrefecimento e intercooler ar-água (trocador de calor).
A transmissão é a automática de seis marchas (AQ-250), com a possibilidade de trocas sequenciais na alavanca de câmbio ou nos shift paddles do volante. Esse conjunto chega a todas as versões do Taos, acompanhado de uma alavanca iluminada.
Outro grande benefício da Estratégia Modular MQB é o espaço interno privilegiado. Além do amplo porta-malas de 498 litros, há lugar de sobra para os cinco ocupantes. Um dos motivos é uma combinação de eixos longo (2.680 mm) e ótima largura (1.841 mm), acomodando três adultos no banco traseiro com conforto e segurança. O comprimento do Taos é de 4.461 mm, incluindo os 900 mm do balanço dianteiro e 881 mm do balanço traseiro. A altura total é de 1.626 mm e a capacidade do tanque de combustível, 51 litros.