Os segmentos de lazer, turismo e alimentação fora do lar apresentam projeções positivas para 2022, na comparação com o ano passado. A expectativa é de injeção de quase R$ 1,8 bilhão na economia da Região Metropolitana de Campinas provenientes dos setores de viagem e hospedagem.
A alimentação fora do lar e consumo de bebidas fora do lar da RMC devem movimentar R$ 6,1 bilhões, segundo o estudo anual sobre Intenção de Consumo realizado pela empresa IPC Map. Pela estimativa, o crescimento será de 20,6% e 19,2%, respectivamente. Somente para a cidade de Campinas, a intenção de consumo chega R$ 724.906.997 milhões, alta de 36,3% sobre o ano passado.
Segundo o estudo da IPC Maps, em 2021 os turistas gastaram R$ 1,46 bilhão com turismo e hospedagem nas cidades da RMC. Em Campinas foram R$ 531.682.652.
Para Vanderlei Coista, presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB), apesar de ser uma região forte no turismo de negócios, a RMC também vem crescendo no turismo de lazer, principalmente nos finais de semanas, feriados e férias. Este segmento de turistas já representa 20% do faturamento do setor.
“Um dos legados da pandemia para o turismo nacional foi a mudança de hábito das famílias, com a incorporação de viagens mais curtas e próximas como destino de lazer. Essa nova postura também refletiu nos setores hoteleiro e gastronômico da RMC. Moradores e turistas passaram a valorizar e descobrir ainda mais as atrações regionais”, explica.
A RMC também se destaca pela alta gastronomia, com restaurantes renomados e com uma culinária diversificada para atender todos os gostos e paladares não apenas dos moradores da região.
“O setor de turismo na RMC vem se destacando, com Campinas aparecendo no painel criado pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, com 93,78% nas postagens positivas e interações de turistas e visitantes feitas no Google e TripAdvisor e monitoradas pela Reviewpro, sendo o maior índice entre as 10 cidades avaliadas”, ressalta Fernando Vernier, diretor executivo do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB).
Na área de alimentação fora do lar, segundo o estudo da IPC Maps, em 2022 os gastos dos moradores da RMC com alimentação fora do lar devem somar R$ 4.876.639.740 bilhões, contra 4.044.131.704 bilhões do ano passado. Isso representa uma alta de 20,6%, superior à intensão de consumo em casa, estimado em 18,6%.
Já em relação ao consumo de bebidas, a levantamento aponta um potencial de vendas de R$ 1.251.205.500 (contra R$ 1.049.899.053 bi em 2021), alta de 19,2%.
Em Campinas, o consumo fora de casa deve movimentar R$ 1.950.964,242 bilhões, alta de 35,2% sobre 2021. Já o consumo de bebidas deverá chegar a R$ 492.676.579 milhões, crescimento de 33,6%.
Para Matheus Mason, presidente da Abrasel regional Campinas, os dados são positivos para o setor, mostram a retomada dos clientes aos estabelecimentos, algo que já vem ocorrendo desde o segundo semestre do ano passado. Apesar da perspectiva positiva, ele lembra que o potencial de consumo não significa maior lucro para os estabelecimentos.
“Vivemos um período conturbado, com inflação alta, aumento de custos dos produtos e tarifas, que acabam corroendo os caixas das empresas, já que é impossível repassar toda a alta inflacionária para os preços, sob risco de afugentar os clientes”, analisa.