Com gol do ponta esquerda Mingo, de pênalti, o Guarani ganhou por 1 a 0 do Paysandu, no Estádio Evandro Almeida, no dia 14 de julho de 1974. Assim, se despediu do Campeonato Brasileiro daquele ano com vitória. Depois, o time de Campinas só voltaria a enfrentar o adversário em Belém a partir dos anos de 1990.
Foram outros oito confrontos na cidade e um retrospecto de seis derrotas e dois empates.
Neste sábado (14), o Guarani retorna à capital paraense para tentar encerrar o tabu. Já são 50 anos sem vitória sobre o Paysandu na condição de visitante. O duelo está marcado para as 17h.
No jogo de 1974, os mandantes ainda desperdiçaram um pênalti. Mas o Guarani, mesmo com o resultado positivo, não se classificou à fase final daquele Brasileiro.
O técnico do time campineiro era Zé Duarte e a escalação contava com nomes como o zagueiro Estevam, o hoje treinador Estevam Soares, e o saudoso Amaral completando a dupla do setor. O goleiro Tobias, o volante Flamarion e o atacante Clayton eram outros destaques do alviverde.
Um ano antes, praticamente com a mesma formação, o Guarani também levou a melhor sobre o adversário na única partida entre ambos de 1973, disputada no mesmo Evandro Almeida. A vitória foi por 2 a 0, gols de Flamarion e Jair.
Depois de 1974, ambos só foram se encontrar na capital paraense em 1991 e logo numa decisão cercada de polêmica no Mangueirão. Era o segundo jogo da final da Série B e os visitantes tiveram seis jogadores expulsos aos 36 do segundo tempo depois de protestos contra a marcação do segundo gol dos donos da casa que na visão do Guarani foi irregular. Assim, em função da falta de número legal de jogadores para prosseguir a partida, o juiz Manoel Serapião Filho encerrou o duelo antecipadamente e o Paysandu foi declarado campeão com a vitória por 2 a 0.
No período de jejum nos confrontos contra o Paysandu em Belém, o Guarani ainda não escapou de ser goleado. Em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2003, a equipe paraense ganhou por 6 a 1.
O Bugre, na época, era comandado pelo técnico Luís Carlos Barbieri. Já o último duelo entre ambos em Belém aconteceu no ano de 2018, com vitória do Paysandu por 1 a 0 pela Série B.
O retrospecto geral do confronto é marcado pelo equilíbrio. No total, foram 20 jogos disputados com sete vitórias para cada lado e seis empates. O duelo do primeiro turno da atual Série B, no Brinco de Ouro, terminou empatado por 0 a 0.