PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Arte e Lazer

Unicamp concede título de Doutor Honoris Causa a Milton Nascimento

Cerimônia realizada na última quinta-feira (10), no Conselho Universitário, marcou a homenagem feita ao cantor, compositor e multi-instrumentista

Redação Por Redação
14 de abril de 2025
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Unicamp concede título de Doutor Honoris Causa a Milton Nascimento

Entrega do título na casa de Milton Nascimento, no Rio, foi marcada pela emoção, segundo o reitor Antonio Meirelles - Foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp

A Unicamp apresentou à comunidade universitária, na tarde da última quinta-feira (10), na sala do Conselho Universitário (Consu), a entrega do título de Doutor Honoris Causa para o cantor, compositor e multi-instrumentista Milton Nascimento. Na celebração, foi exibido o vídeo gravado na casa do artista, no Rio de Janeiro, no dia 25 de fevereiro, quando o músico recebeu a honraria das mãos do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles. Também esteve presente o diretor do IA e proponente da homenagem, professor Fernando Hashimoto.

De acordo com Meirelles, a realização dos dois eventos pautou-se pela “opção de privilegiar, acima de tudo, a pessoa do homenageado”, considerando questões de saúde e também do envolvimento de Milton Nascimento com outras atividades no período do Carnaval.

“Fizemos todo o esforço para entender as dificuldades e fazer esse gesto de reconhecimento da importância do Milton para a cultura brasileira. Se fizéssemos a divulgação naquele momento, o significado da entrega do título seria diluído pelos outros eventos nos quais ele estava envolvido”, esclareceu.

 

Entrega do título foi marcada pela emoção, segundo o reitor Antonio Meirelles

O reitor destacou sua emoção durante a entrega do título e a honra de ter o músico entre os detentores do título de Doutor Honoris Causa da instituição, lembrando de sua própria história. “Formei-me na Unicamp em 1980, e a ‘Canção da América’ era a ode que todas as turmas de graduação usavam como referência da amizade que se construiu entre essas pessoas na vida universitária”.

Para Meirelles, o cantor deixou uma marca na história da Unicamp e também de toda uma geração de brasileiros. A cerimônia terminou com a apresentação de duas canções de Milton Nascimento – “Morro Velho” e “Maria, Maria” –, na voz de Graciela Soares, acompanhada do violão de Eddy Andrade.

 

No vídeo exibido, o compositor agradeceu a homenagem. “Acabei de receber essa coisa maravilhosa da Unicamp. Tô muito feliz”, disse emocionado.

 

Pioneirismo

A outorga do título a Milton Nascimento é coerente com a história do IA, um dos institutos mais antigos da Unicamp, que foi a primeira universidade brasileira a criar um curso de graduação em Música Popular, no ano de 1989, demarcando a relevância cultural do gênero e servindo como modelo para outras instituições de ensino superior.

“A universidade foi pioneira no movimento de compreender que a música popular era objeto de tamanha importância para a cultura brasileira que caberia estudá-la e promover uma formação com essa matriz. Esse reconhecimento a Milton Nascimento abre portas para acolher cada vez mais esses saberes diversos dentro do universo acadêmico”, aponta a professora do IA Regina Machado, que presidiu a comissão especial designada para emitir parecer sobre a proposta, composta também por Paulo Costa Lima (Universidade Federal da Bahia), Thais dos Guimarães Alvim Nunes (Universidade Federal de São Carlos) e Thais Lima Nicodemo, também do IA.

 

Para Hashimoto, aliar o nome de Milton Nascimento ao da universidade é motivo de orgulho, pois ele “é a cara do Brasil, representa o nosso povo”.

 

A valorização da música popular brasileira é um processo em construção, que vem em uma crescente desde a década de 1980: “São centenas de pesquisas que tratam do Milton ou dos movimentos de que ele fez parte. Muito da produção dele já está refletida no ambiente acadêmico. Com a concessão desse título, o ciclo se fecha: ele teve uma carreira, teve reconhecimento, foi estudado na academia e depois retorna [à academia]. Isso faz parte da conversa que a universidade deve ter com a sociedade.”

 

A outorga do título ao músico marca a relevância cultural do gênero na Unicamp – Foto: Divulgação

 

Um artista completo

Milton Silva Campos do Nascimento, nascido em 1942, no Rio de Janeiro, cresceu e iniciou sua carreira musical aos 13 anos no município de Três Pontas, Minas Gerais, para onde se mudou com sua família adotiva após o falecimento de sua mãe.

Sua primeira canção, “Barulho de Trem”, foi lançada em 1962. Pouco tempo depois, mudou-se para Belo Horizonte para estudar economia – uma mudança que o aproximaria do universo musical e determinante para sua consagração. Isso, porque foi na capital mineira que Milton formaria o grupo Clube da Esquina, com Lô e Márcio Borges, Fernando Brant, Ronaldo Bastos e outros amigos.

Um álbum homônimo foi lançado em 1972 e outro, “Clube da Esquina 2”, em 1978 – trabalho reconhecido por revolucionar a Música Popular Brasileira (MPB). A relevância do grupo é atemporal: a graduação em música popular da Unicamp, na modalidade voz, dedica uma disciplina inteira para estudar suas composições.

 

Seu primeiro grande sucesso, no entanto, ocorreu ainda antes do Clube da Esquina, em 1967, com a apresentação da música “Travessia”, em parceria com Fernando Brant, no II Festival Internacional da Canção da TV Globo.

 

Essa performance conquistou o segundo lugar e deu a Milton o título de melhor intérprete. No mesmo ano, o artista lançou seu primeiro álbum, que levou o nome da canção. A repercussão lhe rendeu convite para gravar “Courage” (1968), nos Estados Unidos, com a participação do pianista Herbie Hancock, os arranjos de Eumir Deodato e a produção de Creed Taylor (que já havia trabalhado com grandes nomes da bossa nova como Tom Jobim e João Gilberto) – alçando sua carreira ao patamar internacional.

 

Milton Nascimento é reverenciado, por especialistas, como “voz de Deus” por sua extensão vocal – Foto: Divulgação

 

Em seus mais de 50 álbuns e mais de 400 obras compostas, a trajetória de Milton é diversificada, com influências da bossa nova e mescla sonoridades das tradições mineiras e de raízes afrobrasileiras, indígenas e latino-americanas, além de influências do jazz, do rock e do rock progressivo.

“Apesar de ser uma música com aspectos de não tão fácil assimilação, mesmo assim grandes sucessos foram criados com canções que se popularizaram, que as pessoas cantam até hoje e que foram gravadas por muitos artistas ao redor do mundo”, pontua Machado.

 

Segundo a professora, ele é reconhecido por sua criatividade e pelo caráter exploratório de sua obra, criando arranjos muito particulares ao privilegiar as cordas soltas do violão, por exemplo.

 

Hashimoto argumenta que Milton Nascimento logrou angariar aclamação tanto por sua qualidade técnica, dentro do ramo musical, quanto pela admiração do público, que se emociona e se enxerga nos sentimentos expressados pelo artista. Reverenciado como “voz de Deus”, sua extensão vocal – desde o extremo grave até o extremo agudo – tornaram-no um intérprete único. O uso original da voz fica visível no seu álbum “Milagre dos peixes” (1973), do qual a maioria das canções foi censurada pela ditadura militar. Assim, de acordo com Hashimoto, Milton substituiu as palavras por vocalizações que, juntamente com a percussão de Naná Vasconcelos, carregam uma carga emotiva que consegue transmitir a mensagem pelas entrelinhas.

Fonte: Site oficial da Unicamp

Texto: Helena Tallmann

Tags: Doutor Honoris CausahomenagemMilton NascimentomúsicareconhecimentoUnicamp
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Rock na Concha: edição de Natal terá arrecadação de brinquedos no dia 7 de dezembro
Arte e Lazer

Rock na Concha: edição de Natal terá arrecadação de brinquedos no dia 7 de dezembro

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

‘Wicked – A Experiência’: espaço imersivo está aberto ao público de Campinas gratuitamente
Arte e Lazer

‘Wicked – A Experiência’: espaço imersivo está aberto ao público de Campinas gratuitamente

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Uma viagem pela cultura asiática sem sair de São Paulo

Uma viagem pela cultura asiática sem sair de São Paulo

1 de dezembro de 2025
Casa de Cultura Fazenda Roseira recebe a mostra ‘Bonecas de Capulanas’

Casa de Cultura Fazenda Roseira recebe a mostra ‘Bonecas de Capulanas’

30 de novembro de 2025
Amparo: 23ª Feira de Artes SEPI começa neste sábado

Amparo: 23ª Feira de Artes SEPI começa neste sábado

29 de novembro de 2025
Valinhos recebe festival literário e intervenções artísticas neste final de semana

Valinhos recebe festival literário e intervenções artísticas neste final de semana

29 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Padrasto confessa morte e ocultação do corpo de bebê de 10 meses em Hortolândia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.