Vacinômetro do estado de São Paulo deste domingo indica que 82,83% da população adulta já está com o esquema vacinal completo contra o coronavírus, ou seja, já tomaram as duas doses preconizadas pelos fabricantes e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou ainda a dose única do laboratório Janssen, que garante a proteção. Em Campinas, segundo balanço estadual, já são 751 mil pessoas com as etapas cumpridas.
Considerando toda a população, incluindo aqueles menores de 18 anos, o percentual de imunizados com as duas doses em território paulista chega a 63,55%. Com apenas uma dose, o alcance é de quase 100% (exatos 99,62%).
Com a bem-sucedida campanha de vacinação, as internações por Covid-19 e as mortes tiveram grande redução, mostrando a eficácia da imunização e derrubando completamente as teorias fantasiosas dos negacionistas.
Esse retrato de vacinação em alta e óbitos em baixa comprova que a população paulista (e a brasileira também) atendeu aos apelos da ciência, em detrimento de manifestações contrárias às orientações dos especialistas.
Mesmo com a pandemia aparentemente sob controle, os infectologistas e sanitaristas têm cobrado da população a mesma conduta, ou seja, higiene frequente das mãos, uso de máscara e distanciamento. O objetivo é evitar um relaxamento geral que possa abrir portas para o recrudescimento da doença, em especial a contaminação pela variante Delta, mais contagiosa.
Em números absolutos, o estado de São Paulo já aplicou 68,3 milhões de vacinas (de todos os fabricantes avalizados pela Anvisa, o que incluem CoronaVac, Pfizer, Astrazeneca e Janssen), das quais 37,2 milhões com a primeira etapa, 28,2 milhões de segundas doses, 1,1 milhão de doses únicas e 1,6 milhão de doses de reforço.
Campinas
O site vacinaja.sp.gov.br aponta neste domingo (17) que Campinas já alcançou 1,7 milhão de doses aplicadas, das quais 935 mil em primeira dose, 751 mil em segunda dose, 38 mil com a dose de reforço e 31 mil com dose única.