A Prefeitura de Vinhedo está oferecendo acompanhamento pedagógico especializado a estudantes com diagnóstico de dislexia, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), limítrofes ou com outro transtorno de aprendizagem. O programa ‘Ressignificando a Aprendizagem’ é voltado para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal e envolve desde a formação dos especialistas até o atendimento para as crianças, através da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação.
O programa começou em março. Para sua concretização, uma série de etapas foram cumpridas como a apresentação para as equipes gestoras do Ensino Fundamental I, encontros de orientação aos coordenadores pedagógicos e famílias de alunos que fazem parte do público alvo. Também foi realizada reunião com a equipe de saúde, com a presença de psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos.
Após as fases iniciais de implantação, os atendimentos aos alunos começaram a ser realizados nas Unidades Educacionais e espaços públicos em parceria com Secretaria de Assistência Social. Esses professores atendem alunos que têm diagnóstico de transtornos a partir de avaliações de médicos e especialistas em saúde.
O atendimento pode ser individual ou em pequenos grupos, conforme a necessidade de cada aluno, que geralmente acontece uma vez por semana. Segundo a Secretaria de Educação, nos atendimentos são trabalhadas as questões referentes às defasagens na aprendizagem que esses alunos apresentam, com atividades para que eles tenham o apoio e os recursos necessários para o desenvolvimento escolar. O programa ‘Ressignificando a Aprendizagem’ será realizado durante todo o ano letivo de 2022.