O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas preparou um esquema especial para a chegada de uma carga rara. Duas peças de um equipamento utilizado na mineração – que normalmente são transportadas por navio – tiveram de ser levadas em dois boeings – um deles chegou nesta segunda-feira (16) e o outro chega amanhã (18). Juntas, as duas as peças pesam cerca de 70 toneladas e exigiram dois Boeings 747 para chegar ao Brasil vindas do Reino Unido.
As peças, que antes seriam trazidas em navios por causa do peso e das dimensões, estão sendo trazidas pela primeira vez pelo modal aéreo por causa da urgência da empresa importadora.
Viracopos foi escolhido por ter a infraestrutura de equipamentos e de equipes especializadas neste tipo de operação. Além disso, o Terminal de Carga do aeroporto possui espaço adequado para este tipo de grande operação, já que será necessário o uso de um guindaste e até a entrada de carretas no pátio destinado às aeronaves.
Carga teve que atravessar 780 km rodoviários e cruzar o Eurotunel para chegar no aeroporto de embarque, em Luxemburgo. Depois de carregada, serão cerca de 10 horas de voo até Viracopos e pelo menos mais 20 horas de viagem até o interior de Minas Gerais.
As peças são eixos trituradores que serão usados por uma indústria de mineração
Para trazer o equipamento foi necessária a fabricação de uma embalagem especial para o encaixe das duas peças no interior das aeronaves.
Uma equipe especializada trabalhou junto com a companhia aérea Cargolux para que a carga pudesse entrar sem qualquer problema pelo bico do avião. Foram necessários quatro dias para fabricar as duas embalagens.
As peças são eixos trituradores que serão usados por uma indústria de mineração, que tem a empresa Axis como agente importador. As peças foram fabricadas sob encomenda na cidade de Derbyshire, localizada no norte da Inglaterra.
As cargas serão trazidas pela empresa cargueira Cargolux por causa da aeronave 747 ‘open nose’, que possibilita a abertura da parte da frente do avião, na cabine, para a retirada das peças.
Pelo menos 50 pessoas estarão envolvidas direta ou indiretamente nos dois desembarques, incluindo funcionários de companhias aéreas, de Viracopos, despachantes aduaneiros, agentes importadores, Receita Federal e Polícia Federal.