A Virada Esportiva de Campinas 2025 começa nesta sexta-feira (29) com uma aula de ritmos no ginásio de esportes do Taquaral, a partir das 8h. A atividade vai reunir alunos de diversos núcleos da Secretaria de Esportes e Lazer, que já treinam regularmente, além de participantes espontâneos.
Ao som de músicas animadas, adolescentes, adultos e pessoas acima de 60 anos vão se movimentar com entusiasmo sob a orientação dos professores Mônica Aranha e Henrique Hoff.
Veja aqui a programação completa: https://portal-api.campinas.sp.gov.br//sites/default/files/banner-home-arquivos/2025-08/virada-esportiva-2025-1.pdf
Mais de 130 atividades em três dias
A programação da Virada Esportiva se estende até domingo, 31 de agosto, com 135 atividades esportivas distribuídas pela cidade. Este ano, o evento registra um recorde de organizações inscritas, com a participação de clubes, academias, equipes esportivas, escolas de esportes, confederações, federações e ligas.
A proposta central da Virada Esportiva Campinas 2025 é oferecer experiências acessíveis para todos os públicos, incentivando a prática regular de atividades físicas como forma de combater o sedentarismo e promover a saúde física e mental. O evento também reforça o compromisso da cidade com a inclusão social, garantindo oportunidades para diferentes faixas etárias e níveis de condicionamento.
“É um trabalho intenso, desgastante, porque muitas frentes atuam ao mesmo tempo. Muita gente envolvida no contexto, ao mesmo tempo e em vários lugares. Por isso agradeço a disponibilidade de todas as organizações parceiras envolvidas que dão vida a este projeto. Desejo que a população se divirta e viva este momento importante do esporte em Campinas”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Fernando Vanin.
O município de Campinas, durante 72 horas, se transformará no polo esportivo mais importante de todo o estado de São Paulo. As dinâmicas estão programadas para serem realizadas nos ginásios, campos, quadras, praças esportivas, clubes associativos, ruas e avenidas, em todas as regiões da cidade. A projeção é de que pelo menos 60 mil pessoas se envolvam direta ou indiretamente no evento esportivo da cidade.
No primeiro dia do evento estão programados treinamentos, aulas, jogos e ações recreativas, num total de 41 atividades. Haverá jogos de mesa, aulas de ginástica para a terceira idade, musculação, judô, boxe, ginástica rítmica, futsal e muito mais.
A Virada reserva espaço, ainda, para o esporte paralímpico, com destaque para o Festival de Natação Paralímpica, no Sesi Santos Dumont, no sábado, 30 de agosto, a partir das 9h. Ainda no sábado, das 9h às 11h30, no Instituto Padre Haroldo, na rua Dr. João Quirino do Nascimento, 1.601 – Jardim Boa Esperança, acontece o treinamento de basquete em cadeira de rodas.











