Para trazer mais vida, movimento e opção de lazer à região do Botafogo, a Feira das Mulheres Empreendedoras passará a ser realizada todas as sextas-feiras à noite, na praça Luiz Signorelli, a partir desta semana, no dia 10 de maio. O evento acontecerá das 17h às 22h, com cerca de 20 estandes de artesanato e gastronomia, entre outros. Por integrar programa de incentivo à mobilidade ativa, a inauguração participa da programação do “Maio Amarelo”, movimento intersetorial em defesa da vida no trânsito.
A feira é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, e passa a integrar mais uma etapa do programa “Revivacidade”, da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
O programa realizou transformações na região da rua Delfino Cintra, visando à segurança dos pedestres e à criação de espaços de convivência, favorecendo a integração da comunidade, além de estimular a redução da velocidade praticada pelos veículos. Em 2023, o “Revivacidade” rendeu à Emdec o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria “Iniciativa em favor da mobilidade ativa”.
A praça que receberá a novidade fica localizada entre as ruas Delphino Cintra, Dr. Otávio Mendes e a avenida Andrade Neves.
Durante a criação do “Revivacidade”, técnicos da Emdec dialogaram com moradores da região, que demonstraram o desejo de contar com feiras noturnas nas proximidades. O evento acontecerá somente na praça, sem impacto para o trânsito nas vias do entorno.
Outra feira noturna iniciada em 2024 na região, também com o intuito de ativação do espaço público, vem sendo realizada na praça Napoleão Laureano, entre as vias Delfino Cintra, Dr. Antônio Álvares Lobo e Comendador Luiz José Pereira de Queiroz. Esta, com a parceria da Setec, ocorre nas noites de terça-feira.
Sobre a Feira das Mulheres Empreendedoras
Assinada em dezembro de 2023, a Lei do Programa Feira das Mulheres Empreendedoras estabelece como prioridade para associação as mulheres atendidas nos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, observando a seguinte ordem: mulheres atendidas no Centro de Referência e Apoio à Mulher (CEAMO) e/ou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); mulheres beneficiárias do Programa Renda Campinas e BEM Campinas; mulheres atendidas nos demais serviços da secretaria e mulheres interessadas em aderir ao programa.