Com quase um ano de atraso, e após multas e assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a primeira etapa de modernização da iluminação pública de Campinas foi concluída na última quarta-feira (30), com a instalação de luminárias de LED em 40.450 pontos. Também foi realizada a iluminação especial em monumentos, praças, parques, bosques e diversos locais de destaque, históricos e culturais.
A Parceria Pública Privada (PPP) entre a Conecta Campinas, empresa responsável pela modernização do parque de iluminação do município, e a Prefeitura de Campinas previa a substituição de aproximadamente 40 mil luminárias convencionais por LED até o dia 7 de junho de 2024, conforme ficou definido no Marco 1 da concessão. Porém, até aquela data, apenas 40% do total foram executados. Em fevereiro deste ano, um novo cronograma foi estabelecido, fixando a data limite para cumprimento em 30 de abril.
Esta primeira fase completa o Marco 1 do contrato de concessão da iluminação pública. A partir desta quinta-feira (1º), começa o processo para o Marco 2, que segue até 31 de outubro de 2025, no qual devem ser modernizadas mais 40 mil pontos e outros locais. O restante é o Marco 3, até 30 de abril de 2026.
A modernização de todo o parque de iluminação da cidade foi acordada por meio de uma PPP com prazo de 13 anos, assinada em 13 de maro de 2023. Além da substituição de todas as luminárias por LED, o consórcio é responsável pela manutenção das lâmpadas.
O contrato estabelece a troca de todas as lâmpadas da cidade, cerca de 120 mil pontos, por LED. Os novos prazos foram definidos por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 7 de janeiro deste ano.
Além da troca de luminárias, o consórcio deve fazer a nova iluminação de faixas de pedestres, praças e/ou parques e bosques, monumentos e outros patrimônios históricos.
Com a substituição das lâmpadas por LED, a Prefeitura de Campinas afirma estar economizando cerca de R$ 900 mil por mês com a conta de energia elétrica. A previsão é que, depois do Marco 3, a economia chegue a R$ 2,5 milhões por mês.
Contato
A população pode entrar em contato com a Conecta Campinas para solicitar manutenção, caso encontre lâmpadas apagadas ou piscando, pelo telefone 0800 0021747. As lâmpadas LED iluminam cinco vezes mais, são mais econômicas e duradouras.











